27/07/2018

HABILIDADES PARA TER SAÚDE E SUCESSO

Cinco factores determinantes para ter saúde e sucesso (segundo a ciência) https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/1055953/cinco-fatores-determinantes-para-ter-saude-e-sucesso- 180727Por Liliana Lopes Monteiro

Afinal, qual é o segredo para uma vida plena e bem sucedida?

De acordo com os resultados de uma pesquisa científica britânica, publicados na revista científica PNAS, e partilhados pela BBC, a chave para o sucesso não reside sobretudo em aspectos como a educação, dinheiro ou inteligência, mas, sim, em certas 'habilidades para a vida' como o optimismo ou a persistência.

Um grupo de investigadores da University College de Londres examinou mais de oito mil homens e mulheres, de idades compreendidas entre 52 e 90 anos, o seu estilo de vida e como avaliavam as suas vidas.

O estudo concluiu que cinco capacidades específicas podem ser a chave para desfrutar melhor da vida:

- Estabilidade emocional;
- Determinação;
- Dedicação;
- Sensação de estar no controle;
- Otimismo.

Estes elementos são frequentemente chamados de habilidades ‘não cognitivas’, porque são características pessoais maleáveis, que não têm a ver com a capacidade intelectual das pessoas.

Os especialistas verificaram que uma pontuação mais alta nesses pontos estava por sua vez associada ao bem-estar social e pessoal, ao sucesso económico e à boa saúde nos adultos.

Os investigadores garantem que estimular e manter essas habilidades, não só na infância, mas também na idade adulta, pode ser crucial para uma vida e uma velhice mais plena.

De acordo com a mesma pesquisa, os indivíduos que alcançaram uma pontuação elevada em pelo menos quatro dos cinco atributos observados sofriam, em geral, de menos depressão, e tinham um círculo social mais amplo e mais dinheiro.

Por outro lado, os que pontuavam bem em apenas uma ou duas habilidades sofriam com mais solidão, maior ocorrência de depressão e maior probabilidade de desenvolver doenças crónicas.

Entre as cinco habilidades, no entanto, os académicos salientam que não há uma mais importante do que outra. E que os efeitos, na verdade, dependem da acumulação de várias capacidades.

1 comentário:

Celle disse...

Concordo que uma velhice plena e saudável depende de uma idade adulta de sucesso e otimismo realizações, que por sua vez foi originada numa infância feliz e assistida.