08/12/2016

SOLIDÃO DE IDOSO


4 comentários:

Fê blue bird disse...

Meu amigo ao ver este vídeo tão emocionante, pensei enviar esta notícia que recebi por email:

Idosos trocam lares por ‘repúblicas’ para envelhecerem junto com os amigos

Sabe aquele sonho que você tinha quando criança, de morar junto com todos os seus amigos? Pois vários idosos de Cuenca, na Espanha, tornaram isso realidade.

Como uma saída para não irem morar nem com seus filhos nem numa casa de repouso onde não conheceriam ninguém, Victor Gómez e Cruz Roldán, que se conheceram durante uma excursão há 46 anos, resolveram inovar, e fundaram uma espécie de república da terceira idade.

E foi assim que, há quinze anos, surgiu a Convivir, gerida pelos próprios idosos. E o sucesso entre os amigos e familiares foi tão grande que vários se entusiasmaram, e hoje são 87 idosos morando por lá.

O local funciona num espaço de mais de 7 mil m², e conta com jardim, pomar, bar, ginásio, biblioteca e diversas oficinas para distrair os moradores. ”Ajuda a não pensar quando chegará a nossa hora depois de termos parado de trabalhar”, contou Cruz.

E esse tipo de moradia é tendência na Europa. Somente num popular escritório de arquitectura espanhol, há mais de mil pedidos de informação sobre esse modelo de república, que precisa cumprir pré-requisitos como móveis sem quinas e botões de emergência nos quartos. Uma óptima ideia para implantar por aqui!

A. João Soares disse...

Acho a ideia maravilhosa.
A solução que me espera não é muito diferente e penso que poderei dar ajuda a mehorar qualquer aspecto para ficar mais prático e hunmano. É um lar militar mandado construir pela princesa Benedita, um amplo palacetre que tem museu e outras instalações, no meio de uma grande quinta, onde os internados podem passear e passar o tempo que desejarem, à beira da estrada que vai e Torrws Vedras a Vila Franca. O pesoal ali internado acaba por we tornar amigo, se ainda o não era, porque a sua formaçã cívica é praticamente a mesma.

Celle disse...

Acredito nesta solução para quem vive só!
Ambas me parecem boas, a sua João, fala mais ao seu coração!
beijinhos

Celle disse...

DIA 5/01/17
NOVAMENTE ESTA MENSAGEM!
RETRATA BEM O QUE É SOLIDÃO, E SENTIR FALTA DA FAMILIA , DOS FILHOS, É AINDA PIOR!
NÃO VIVENCIAMOS ISTO AINDA, TEMOS A FELICIDADE DE TER NOSSA FAMILIA MUITO UNIDA,SEMPRE E NAS OCASIÕES ESPECIAIS! MAS, AO ENTRAREM NA ROTINA DA VIDA, DO TRABALHO, DO CASAMENTO, DO SER DONO DO SEU NARIZ, ESPERAMOS QUE A BASE CONSTRUIDA SUSTENTE AS NOVAS PAREDES QUE DEVERÃO SURGIR.
SÓ O TEMPO NOS DIRÁ!
CERTAMENTE ALGUMA COISA MUDA!!!