05/12/2016

JUVENTUDE PROMISSORA

Jovem com respeito pelos idosos

Pelas 08h30 de hoje, 5 de Dezembro, abeirei-me do vidro da marquise e olhei para o exterior, como normalmente, para ver os macaquinhos mais madrugadores do Zoológico. Vi uma senhora de idade avançada agasalhada num casaco comprido preto, ligeiramente curvada, devagar e a usar a sua bengala passo a passo mas sem coxear. Como o passeio é estreito seguia pelo meio.

Atrás, seguindo no mesmo sentido aproximava-se um rapaz de pouco mais de 20 anos, a passo largo. Iria ultrapassar a idosa dentro do meu campo de visão e esperei para ver como iria passar pela senhora e que incómodo lhe iria dar. Cerca de 10 metros antes de a alcançar, passou pelo intervalo dos carros estacionados em longa fila contínua e continuou a sua progressão ao longo dessa fila pela faixa de rodagem, contra o sentido de trânsito, até que, cerca de 10 metros depois de passar pela senhora, aproveitou outro intervalo mais cómodo e reentrou no passeio para continuar a sua progressão.

A isto chama-se ética, civismo, respeito pelos outros. Senti-me feliz durante todo o dia com este caso que demonstra que a juventude não consta apenas de malandros, pois há casos como este que nos dão grande esperança de a sociedade estar a recuperar do estado de degradação em que se encontra pela mão da geração anterior à de este jovem. E, aproveito para referir que, há dias, no primeiro patamar da descida das escadas para o Metro escorreguei no piso molhado e caí, batendo com a anca esquerda, mas sem gravidade. Um casalinho jovem acorreu a perguntar como me sentia e se precisava de ajuda. Como não quis outro socorro, ajudaram-me a pôr de pé e ampararam-me nos degraus seguintes. HÁ SINAIS POSITIVOS QUE JUSTIFICAM ESPERANÇA NO FUTURO da Sociedade que desejamos harmoniosa, pacífica e solidária.

2 comentários:

Fê blue bird disse...

Amigo João,
Também tenho sido testemunha de gestos solidários de jovens, já noto nos mais velhos outra atitude, e fico pesarosa.

Beijinho grato por nos dar estes belos testemunhos em primeira pessoa.

A. João Soares disse...

Querida Amiga Fê,

Tenho escrito muitas vezes que a sociedade só melhora com o esforço de nós todos, de cada um. E publiquei isto como uma achega para despertar em todos o desejo de que melhoremos a convivência social. Tenho feito aquilo que posso sempre que tenho oportunidade. Mas seria pouco curial dar publicidade a tais gestos. Por exemplo, há dias, ao sair do Metro junto à porta do Jardim Zoológico, apercebi-me que uma senhora de cerca de 60 anos estava a tentar indicar a uma mais idosa o caminho para a gare da CP, atravessando várias vias de muito trânsito rápido que pode ser perigoso, meti-me na conversa e, com facilidade, indiquei-lhe a utilização de um túnel paralelo à gare do Metro que vai do ponto onde estávamos até um passeio de onde podia ir a pé com segurança para, um pouco adiante, entrar na gare da CP.

Não gosto de meter conversa com desconhecidos, mas quando é para ajudar, não hesito.

«Para a cidade ficar limpa basta que cada um limpe o passeio em frente da sua casa». Cada um deve fazer o que puder para criar uma sociedade mais harmoniosa e pacífica, onde os nossos descendentes possam viver com melhor qualidade de vida.