18/10/2015

FRIO EM CASA. COMO O EVITAR



9 truques para aquecer a casa sem ar condicionado

OBSERVADOR 17/10/2015, 21:14 MARIA CATARINA NUNES

Não tem ar condicionado e não quer estar em casa com 3 casacos vestidos e mais duas mantas? Saiba como conservar o calor com estes pequenos truques e torne a sua casa mais confortável.

A pensar no frio que se aproxima, o El País elaborou uma lista com 9 truques para ajudar a manter a casa (ou os escritórios, vá) mais quentes sem ter de recorrer ao ar condicionado. Prepare-se para o Inverno.

1. Arejar em (apenas) cinco minutos – Ou 300 segundos. É o suficiente para renovar o ar que circula em casa – a menos que as janelas sejam muito pequenas, nesse caso deve esperar, pelo menos, dez minutos.

2. Fechar para vencer – Distribuir o calor é fundamental, já que evita que o frio se disperse pela casa. Fechar as portas das divisões permite preservar o calor naquelas em que nos encontramos.

3. Abrir e fechar persianas – Quando o sol estiver a bater na casa, o importante é que todas as janelas (e portas) estejam fechadas, mas sem nada que impeça a luz de entrar, como persianas ou cortinas. Por outro lado, quando o sol se for, faça o processo inverso: feche as persianas e/ou cortinas.

4. Fita adesiva para as janelas – Vede as janelas com fita adesiva própria para as janelas para evitar perder calor acumulado nas divisões. Isto, claro, no caso de ter brechas nas janelas e portas.

5. Não tape nenhuma das janelas com vegetação – Assim os raios de sol podem passar e aquecer a casa. Se fizer mesmo questão, afinal as heras são decorações muito apreciadas, escolha vegetação de folha caduca (cujas folhas caem no Inverno) e assim continuará a ter luz solar no tempo mais frio.

6. Dê atenção às cores – É que as diferentes tonalidades estão mesmo relacionadas com a temperatura: quanto mais escuro, mais calor absorve. Um estudo da Universidade Estatal de Campinas, em São Paulo, Brasil, afirma que o preto capta 98% do calor, seguido do cinza (90%) e do verde escuro (79%).

7. Tapetes – É pelo chão que muito do calor se perde. Assim, tenha atenção aos tapetes que escolher para o Inverno. Além de aquecerem podem ainda ser isolantes e conservar a temperatura. O parqué é o chão mais indicado para manter o calor, ao contrário dos pavimentos em mármore.

8. Um bicicleta estática em casa – O desporto ajuda à circulação e a manter o corpo quente. Como o frio é mais intenso nas pessoas que têm uma circulação sanguínea mais deficiente, a prática de exercício físico ajuda a minimizar a descida de temperatura.

9. Uma manta – Claro. A mantinha não pode faltar: além de aconchegar, aquece e conserva a temperatura corporal. As de lã são muito aconselhadas porque geram calor devido ao isolamento térmico.Outras opções são as mantas polares, compostas de algodão e poliéster ou fibras sintéticas. As velas também ajudam a aquecer a divisão, além de criarem um ambiente mais tranquilo.

Foto de JOSÉ COELHO/LUSA

2 comentários:

Celle disse...

CARO JOÃO
EMBORA MINHA REGIÃO NÃO PRECISE ACHEI INTERESSANTE AS DICAS QUE PASSAREI AOS MEUS FAMILIARES QUE MORAM NO SUL DO BRASIL ONDE AS TEMPERATURAS VARIAM MUITO
BJS

A. João Soares disse...

Agradeço a sua atenção permanente ao nosso blog. Realmente esta dica apenas tem interesse para climas temperados e frios. Mesmo dispondo de ar condicionado estes procedimentos contribuem para aumentar a comodidade e reduzir o consumo de electricidade. Bjs