13/04/2015

TERAPIA DO ELOGIO

Recebido por e-mail, sem indicação de autor:

 Os terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram numa recente pesquisa, que os membros das famílias estão cada vez mais frios, mais distantes, o carinho é cada vez menor, não se valorizam as qualidades, facilmente se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e desgastam-se na valorização dos defeitos dos outros.
Por isso, as relações de hoje não duram.



A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias. Não vemos mais os homens a elogiar as suas mulheres ou vice-versa, não vemos os chefes a elogiar o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos a elogiar-se; etc.


Só vemos futilidades: valorizam-se artistas, cantores, jogadores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência, são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto, das aparências.


A ausência de elogio afecta muito as pessoas e as famílias. Há falta de diálogo nos lares. O orgulho e a agitação da vida impede que as pessoas digam o que sentem.

Depois despejam-se essas carências nos consultórios.

Acabam-se casamentos, alguns procurando noutra pessoa o que não conseguem dentro de casa.


 Vamos começar a valorizar as nossas famílias, os nossos amigos, alunos ou subordinados.

Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza do parceiro ou parceira, o comportamento de nossos filhos.

O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho fica feliz por ser louvado, o pai e a boa mãe sentem-se bem ao serem amados e amparados.
O amigo quer sentir-se querido

Vivemos numa sociedade em que cada um precisa do outro; é impossível uma pessoa viver sozinha e sentir-se feliz. Os elogios são forte motivação na vida de cada um.


Quantas pessoas posso fazer hoje feliz elogiando-as de alguma forma? Começa agora!



És uma excelente pessoa!
Desejo-te um dia feliz!

2 comentários:

Celle disse...

Concordo plenamente com sua postagem, A. J.Soares
Aperfeiçoar, pra que? A superposição de desestímulos leva a pessoa ainda não literalmente formada a se negligenciar de possuir qualidades, de crescer e melhorar como ser humano...
A educação e a religião, tão distantes das pessoas, também, contribuem para o não respeito ao próximo.
Sua mensagem leva a reflexão e mudanças de comportamentos.
Bjs

A. João Soares disse...

Querida Amiga Celle,
O respeito pelos outros, o carinho, a amizade e o amor, enriquecem quem o dá e quem o recebe. Cria-se entre as pessoas uma relação de solidariedade e, com isso evitam-se guerras e conflitos desumanos. A publicação de mensagens como esta é um contributo que cada um deve dar para que o Mundo seja melhor. Cada um de nós é parte da humanidade e deve dar o seu contributo para que ela se melhore com respeito pelos mais altos valores éticos.
Com estas palavras não lhe estou a ensinar nada, porque ´éuma pessoa invulgarmente superior à média mas espero que sejam úteis a outras pessoas que leiam.
Beijo de muita consideração.
AJS