07/02/2014

Paper is not dead - הנייר לא מת

1 comentário:

A. João Soares disse...

Cara Amiga Zélia,

Este vídeo é tão claro que não dá lugar a comentários. Mas, como vem realçar uma conversa de ontem à mesa do restaurante onde costumo almoçar, não deixo de aqui referir o tema tratado.
Comparava-se a vida de hoje com a de algumas décadas atrás e daquilo que sabemos do tempo dos nossos avós. Hoje o tempo passa depressa e não chega para nada. Passamos a vida a correr em stress sem tempo para a família e para os outros, sem termos oportunidade de ser felizes.
Um factor dessa mudança e que nos diferencia dos «irracionais» é a nossa capacidade de criar ferramentas, inovação, tecnologia, para nos facilitar o trabalho reduzir o esforço físico. Mas perdemos a capacidade de gestão do emprego de tais inovações e deixámos que elas nos escravizassem e ficámos submetidos a tais «facilidades» deixando de ser racionais nos cuidados connosco próprios e com os outros. Deixámos que os ditos «irracionais» passassem a ter uma vida mais racional, mais «humana» do que nós que nos autodenominamos racionais.
A informática é uma ferramenta muito vantajosa, mas não devemos exagerar e perder a noção das proporções, das prioridades e das conveniências. O tablet não substitui o papel higiénico, como demonstra o vídeo.

Beijo
João Soares