25/01/2013

Não se deixe transformar em vinagre...

Agora que a velhice começa, preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo e, sobretudo, a escapar do perigo terrível de, envelhecendo, virar vinagre.

É tão importante saber envelhecer! Saber descobrir o encanto de cada idade. Sem dúvida, há limitações que a velhice traz. 

Mas feliz de quem envelhece como frutas que amadurecem sem travo... Feliz de quem envelhece por fora, conservando-se em compreensão para com tudo e para com todos, caminhando, sempre mais no amor de Deus e no amor do próximo... 

Quem conserva acesa a sua chama, quem mantém entusiasmo pelo que faz, quem sente razões para viver pode ter o rosto cheio de rugas e a cabeça toda branca, ainda assim é jovem! 

Quem não entende a vida e não descobre a razão para viver e não vibra, não se empolga, pode ter vinte anos, mas já envelheceu. 

Qualquer que seja sua idade, guarde estes pensamentos: "O importante não é viver muito ou pouco, mas realizar na vida o plano para o qual Deus nos criou. As rosas, a rigor, vivem um dia. Mas vivem plenamente porque realizam o destino de graça e de beleza que vêm trazer à Terra." 

Se sentirem que os anos passam e a mocidade se vai, peça a Deus, para si e para os que se tornam menos jovens, a graça, de envelhecendo, não azedar, não virar vinagre. 

Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado, deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos... 

Saber amadurecer pode ser uma arte, mas com certeza, arte maior é saber desfrutar com todo sabor o doce de se tornar um pouco mais maduro a cada dia...

(D.Helder Câmara) 
 
 

3 comentários:

A. João Soares disse...

Querida Amiga Fê,

Que belo texto nos trouxe. Precisamos de muitas lições como esta. Cada dia deve ser mais um degrau na escada do amadurecimento, e devemos viver em pleno cada momento e ser cada vez mais sábios de experiência e conhecimento da humanidade que nos cerca.

Aproveito para informar da publicação do post
Estado detesta idosos

Cada idoso tem de manter a sua actividade e o relacionamento com os seus amigos, para evitar a solidão e para saber defender-se das arremetidas traiçoeiras dos governantes que usam de imunidade e de impunidade para nos piratearem
Nesse post há uma lista de posts referentes aos problemas e às virtualidades dos idosos.
Se considerar de interesse, divulgue o post pelos seus contactos. Precisamos de estar unidos, para enfrentar os perigos que vão surgindo.

Beijos
João

Rogério Pereira disse...

O vinagre é um excelente tempero, para além de inúmeras aplicações (até dá para decapar metais.)

Há um único aviso, escusado para quem está avisado: nunca o tome por vinho

:))

Anónimo disse...

Hurrah! Finally I got a web site from where I can actually get
helpful information concerning my study and knowledge.


Feel free to visit my blog post - magnum loans