Paira no ar a corrupção,
Paira em toda esta Nação,
Paira em quem tem o Poder,
Paira no egoísmo do ter!
Destrói tudo e faz sofrer,
Destrói todo cada ser,
Destrói País e Nação,
Destrói, até, o seu próprio irmão
É crime na sociedade
Destruir a humanidade!
Corrupção é a mais vil ação
Dos corruptos sem perdão!
A corrupção do Poder
Que os cidadãos faz sofrer,
Sacrifica quem é pobre
Entre todos quem mais sofre!
Mas, a força da união,
Uns aos outros dando a mão,
Vai derrubar o Poder
Dos que nos fazem sofrer!
«»
Zélia Chamusca
Da obra - A MENSAGEM - Podemos Mudar o Mundo
Chiado Editora
Fonte de imagem - Google
1 comentário:
Amiga Zélia,
Dizia há poucos anos o PGR que o crime de corrupção era difícil de julgar por ser quase impossível obter provas, visto ser um facto entre duas pessoas. Embora a passagem de dinheiro e a troca de favores seja entre duas pessoas, os efeitos são negativos para a sociedade, para Portugal, criando situações de enriquecimento ilícito e injustiça social, em que os donos do dinheiro são contemplados com excepções por vezes gritantes.
Nas causas, além da má formação ética e cívica dos traficantes de influências está o funcionamento dos partidos dos deputados que ao longo dos anos se recusaram a legislar concretamente contra ela, alterando o ónus da prova e reduzindo a burocracia que emperra toda a administração pública. Quando a obtenção de uma licença é demorada anos, isso constitui um estímulo à corrupção para abreviar o acto da sua concessão, etc.
E já que os políticos não querem «matar a galinha dos ovos de ouro» que os enriquece, cabe aos cidadãos pôr em acção a última estrofe deste seu poema
«Mas a força da união
Uns aos outros dando a mão,
Vai derrubar o Poder
Dos que nos fazem sofrer!»
E o povo, farto de ser explorado e sacrificado, acabará por despertar e pôr em prática esta sua profecia, talvez dentro de pouco tempo.Oxalá o faça com sensatez sem serem sacrificados inocentes.
Beijos
João
Enviar um comentário