Uma boa palestra do Dr. Lair Ribeiro que desmistifica alguns dos mitos e aponta os prejuízos do leite e dos seus derivados para a saúde. Alguns dos pontos focados:
- Os maiores consumidores de leite do mundo (Austrália, Nova Zelândia, América do Norte e Europa) têm a maior incidência de osteoporose e risco de fractura óssea.
- Os produtos lácteos não fazem parte da dieta da China, Japão, Vietname ou Tailândia; no entanto, estes países têm uma das mais baixas taxas de osteoporose e fractura óssea no mundo.
- Existe o lobby do leite. O cálcio presente no leite é muito pobre. Uma vaca não precisa de beber leite para ter cálcio, ela come erva – a biodisponibilidade do cálcio numa verdura é muito maior do que a do leite.
- Actualmente, as vacas leiteiras vivem apenas 6 anos em vez de 20 e a produção de leite, comparada com a de há 50 anos, aumentou 250%.
- Segundo a Universidade de Harvard, as mulheres que tomam dois ou mais copos de leite têm um aumento de 66% de risco de desenvolver cancro do ovário.
- Existe uma correlação entre a ingestão de leite e o cancro da próstata.
- O leite de vaca é bom para bezerros e o leite humano é bom para os humanos.
- Os humanos são a única espécie que toma leite de outra espécie.
2 comentários:
Ao longo dos anos foram sendo vendidos produtos que hoje são comprovadamente pouco válidos…
Por isso mesmo muitas pessoas são alergicas ao leite, inclusive crianças.
celle
Enviar um comentário