08/10/2008

O pedido de uma criança a seus pais

Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim.
Isto faz com que eu me sinta mais seguro.

Não deixem que eu adquira maus hábitos.
Dependo de vocês para saber o que é certo ou errado.

Não me corrijam com raiva, nem na presença de estranhos.
Aprenderei muito mais se me falarem com calma e em particular.

Não me protejam das consequências dos meus erros.
Às vezes eu preciso aprender pelo caminho áspero.

Não levem muito a sério as minhas pequenas dores.
Necessito delas para poder amadurecer.

Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo o que peço.
Só estou a ver o que é que vocês fazem.

Não sejam irritantes ao me corrigirem.
Se assim o fizerem, eu poderei fazer o contrário do que me pedem.

Não me façam promessas que não poderão cumprir depois.
Lembrem-se que isto me deixa profundamente desapontado.

Não ponham à prova a minha honestidade.
Sou facilmente levado a dizer mentiras.

Não me apresentem um DEUS carrancudo e vingativo.
Isso me afastaria de DEUS.

Não desconversem quando faço perguntas, senão serei levado a procurar respostas na rua todas as vezes que não as tiver em casa.

Não se mostrem para mim como pessoas infalíveis.
Ficarei extremamente chocado quando descobrir um erro em vocês.

Não digam simplesmente que os meus receios e medos são bobos.
Ajudem-me a compreendê-los e a vencê-los.

Não digam que não conseguem controlar-me.
Eu julgar-me-ei mais forte do que vocês.

Não me tratem como uma pessoa sem personalidade.
Lembrem-se que eu tenho o meu próprio modo de ser

Não estejam sempre a apontar os defeitos das pessoas que me cercam.

Não se esqueçam que eu gosto de experimentar as coisas por mim mesmo.
Não queiram ensinar tudo para mim.

Não tenham vergonha de dizer que me AMAM.
Eu necessito desse Carinho e Amor para poder transmiti-loa vocês e aos outros.

Não desistam nunca de me ensinarem o bem, mesmo quando parecer que eu não estou a aprender.

Insistam através do exemplo e, no futuro, vocês verão em mim, o fruto daquilo que plantaram.

Extraído de um anexo pps recebido por e-mail, de autor desconhecido.

11 comentários:

Mariazita disse...

Meu caro João
Uma série de pedidos muito sérios, que todos os pais deveriam ler, para saberem melhor educar os seus filhos.
A verdade é que cada vez se torna mais difícil educar as crianças.
Todos os conselhos que possam ser dados aos pais para os ajudar nessa árdua tarefa, não serão demais.
Belo post.
Boa noite.
Beijinhos
Mariazita

A. João Soares disse...

Cara Mariazita,
Muito obrigado pelas palavras. Procuro aqui, seguir as directivas editoriais da administradora! Cultura, didáctica, ética, moral, etc!!!
Beijos
João

Vivian disse...

...assim pudessem todos os pais
acatar estes pedidos tão primordiais a seus filhos
em formação.

'educa a criança para não
precisar punir um adulto'

e quem ama, educa com exemplos
com palavras sensatas e justas.
educa mais com EXEMPLOS que
com palavras...

belíssimo post!

parabéns, João!

bjs

A. João Soares disse...

Cara Vivian,
Muito obrigado por estas sensatas palavras.
Como dizes no teu blog, a vida é confinada numa vasta faixa entre o canto e o choro. Sem dúvida que todos queremos o canto, mas nem sempre resistimos ao choro, em teimar sair do carro pela porta do lado do volante embora isso seja difícil ou impossível, apesar de a outra porta estar desimpedida. Para todo o problema pode haver várias soluções e nós, com o stress da vida moderna, raramente encontramos a mais fácil e salutar, aquela que nos permite cantar!
Estamos no mesmo barco, na busca dos melhores objectivos para a humanidade.
Muito obrigado por este teu comentário. A educação das crianças é a melhor via para a felicidade dos futuros adultos, dos dirigentes de amanhã, daqueles que hão-de conduzir o mundo para a felicidade ou, pelo contrário, deixá-lo cair no buraco de sucessivas crises. Os valores morais, sociais, éticos, que andam muito arredados das preocupações da moderna humanidade, devem ser ensinados às crianças, com vista a que a sua vida venha a ser de canto, de chama alta e aquecedora dos espíritos, da alma e da vontade dirigida para os melhores objectivos. Viver deve ser auferir de alegria, o que não se consegue com a obsessão da materialidade, do dinheiro, do TER mais e melhor coisas supérfluas.
Beijos
João

stériuéré disse...

Um bom motivo pa cá voltar, onde todos os dias se aprende.Antes de mais parabéns pelo post(está fantástico) devia ser exemplo pa muitos pais, que antes dos filhos só pensam neles mesmos, ao vestires-lhes roupas de marcas, levá-los afrequentar locais xiques , enfim, coisas desnecessárias. Por vezes é só vista, e a falta de carinho em casa, e a compreensão?
Gostei do seu ponto de vista.
E que tal uma visitinha ao meu humilde e pequeno blog feito com muita ignorância:
http://steriuere.blogspot.com
espero por si

José Lopes disse...

Um pedido muito adulto e sensato.
Cumps

A. João Soares disse...

Gostei do seu blog e, embora pouco perceba de poesia, deixei um comentário ao tema abordado.
Continue o seu blog que é uma boa apreciação da sociedade e dos comportamentos. Para melhorarmos o mundo, devemos chamar as atenções para estes problemas significativos.
Abraço
João

Táxi Pluvioso disse...

Bom, é uma criança já um bocado velha. Se fosse criança pedia uma PlayStation e o Halo3.

Elvira Carvalho disse...

Ora aí está uma série de pontos que nós pais, por uma razão ou outra esquecemos tantas vezes.
Um abraço e bom fim de semana

A. João Soares disse...

Cara Elvira,
Com as crianças aprendemos muito, como se viu no post «A tijela de madeira do avô» aqui publicada em 6 de Agosto.
Mesmo que isto seja literatura de adulto, constitui uma visão das realidades do ponto de vista de uma criança. Muito aprendemos com textos como este e, senão tivermos o coração empedernido e os olhos e ouvidos demasiado condicionados, tiraremos daqui conclusões que poderão vir a ser muito úteis para a educação das futuras gerações.
Bem haja a quem escreveu.
Abraço
João

Francisco Sobreira disse...

Cara Mariazita,
Muitos bons os dois últimos textos. O do rapaz e do senhor eu já conhecia, mas ´foi boi relê-lo. É sempre bom vir aqui, ainda que não seja com a constância desejável (acho que já lhe disse isso) e, quando você vai ao meu blogue, é motivo de grande prazer e satisfação pra mim. Bom final de semana para você e os seus. Um beijo.