O discurso de Bryan Dyson quando cessou as funções de presidente da Coca-Cola foi muito curto mas de grande densidade ética.
Disse, ao deixar o cargo:
"Imagine a vida como um jogo em que esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar.
As bolas simbolizam: - seu Trabalho - sua Família - sua Saúde - seus Amigos e sua Vida Espiritual, e terá de mantê-las todas no ar.
Logo vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Ao soltá-la ela rebate e volta. Mas as outras quatro bolas... Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidro.
Se soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebrada, que é como dizer, nunca mais será a mesma.
Deve entender isto, tem que apreciar e esforçar-se para conseguir cuidar daquilo que é mais valioso.
Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário.
Gaste todo o tempo requerido pela sua família e pelos seus amigos. Faça exercício, coma e descanse adequadamente.
E sobretudo...tente sempre crescer na sua vida interior, cultural e espiritual, que é de todas a mais transcendental, porque é eterna.
Shakespeare dizia:
"Sinto-me sempre feliz, sabe porquê? Porque não espero nada de ninguém". Esperar acaba sempre por doer.
Os problemas não são eternos, têm sempre solução. O único que não se resolve é a morte.
A vida é curta, por isso, ame-a! Viva intensamente e recorde:
Antes de falar... Escute !
Antes de escrever... Pense!
Antes de criticar... Examine-se!
Antes de ferir... Desarme-se!
Antes de orar... Perdoe !
Antes de gastar... Ganhe !
Antes de se render... Tente de novo!
ANTES DE MORRER... VIVA!!!"
2 comentários:
Amigo, seu post é ótimo.
Pura sabedoria!
Trabalhar sem se matar, ter tempo para os amigos e a familia, consequentemente, distração e lazer. Fazer alguns exercícios, comer e dormir bem é zelar pela saude e cuidar da vida interior, cultural e espíritual. Somos corpo e alma, precisamos cuidar de ambos para sermos completos.As pessoas seriam bem melhores se recordassem estas dicas antes de agirem por impulso.
Beijos
celle
Amiga Celle,
Estes conselhos juntam-se a muitos outros mas, infelizmente, as pessoas andam muito preocupadas com coisas efémeras, coisas materiais, dinheiro, ostentação e foram esquecendo os verdadeiros valores que são a base da felicidade.
Mesmo o trabalho já não é feito com a preocupação da perfeição para no fim se sentir a felicidade de ter feito uma obra completamente impecável. Para muitos, o trabalho resume-se a estar no seu posto até à hora de poder sair, a fim de justificar o salário.
A serenidade na acção, pode ter falhas mas deve ser uma preocupação permanente. É preciso Pensar antes de decidir.
Minha querida amiga, temos a consolação de poder dizer que o mundo seria muito melhor se as pessoas lessem e interiorizassem muito daquilo que temos publicado neste nosso blogue.
Beijos
João
Enviar um comentário