31/10/2013

AMIZADE VIRTUAL. E ASSIM SE APRENDE



Tive hoje mais uma prova da Amizade Virtual. Embora haja muita gente que se limita a receber e-mails e reenviar um ou outro de quando em vez, encontramos AMIGOS que ajudam a tirar dúvidas, a resolver dificuldades, a ensinar aquilo que sabem.

No domingo fiz uma foto de uma flor de que gostava de saber o nome. Enviei um pedido que despertou a generosidade de amigos. Não foram muitas as ajudas, mas agradeço todas por serem bem intencionadas. Vou listar as ajudas recebidas:

Uma senhora de origem suíça disse «esta flor chama-se, em francês, églantine. Tradução para português dá roseira brava». Pela consulta ao Google, não me pareceu convincente e insisti no pedido.

Uma amiga muito prestável e de vasta cultura disse:
«Essa flor eu a conheço e sempre conheci por “Figueira-do-inferno”. Também há quem lhe chame “Figueira do Diabo” – no fundo, é a mesma coisa, se partirmos do princípio de que o diabo vive no inferno . Na minha terra dizia-se que fazia mal estar à sombra dessa árvore, que as pessoas ficavam doentes».
Esta informação coincidia com as imagens que encontrei no Google, onde, no entanto surge entre outras «flores do diabo».

Por fim apareceu ma pesquisa no Facebook - https://www.facebook.com/giseleclaudya?hc_location=stream -, por uma amiga brasileira, com os seguintes dados:
https://www.google.com.br/search?q=.trombeta+de+anjo&newwindow=1&espv=210&es_sm=122&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=BIFxUqPzLNCekQeDuICYBQ&ved=0CAkQ_AUoAQ&biw=1440&bih=785#es_sm=122&espv=210&newwindow=1&q=flor%20trombeta%20de%20anjo&tbm=isch.

Solange Castro Sardinha: Eu tinha esta planta. O nome dela é Trombeta de Anjo.
Heliodoro Neves: Nome Botanico: Datura suaveolens Willd.
Sin.: Brugmansia suaveolens (Willd.)B & JP
Nomes Populares : Datura, sete-saias, trombeta-de-anjos, entre outros.

É planta venenosa; sedativa; analgésica; é usada em pequenas doses na epilepsia, palpitações nervosas do coração, tosses, asma (fuma-se a folha ou a flor) e hidrofobia. Aplicam-se as folhas ou flores, em dores locais e reumáticas. Seu cozimento serve para lavar feridas e inchaços.
Família : Família Solanaceae
Origem: México
Parecida com a beladona (não é árvore mas apenas uma planta de pequeno) porte). É frequente ser denominada por beladona, saia-branca, boca-de-sino, estramônio, trombeta-de-anjo. http://oextensionista.blogspot.com.br/2013/07/beladona-saia-branca-boca-de-sino.html.

Os meus agradecimentos a todos os que ajudaram a conhecer esta planta e a sua flor e não poso deixar de destacar a Amiga Gisele Claudya que mostrou a importância do Facebook.

2 comentários:

Gisele Claudya disse...

Sabes, virtual é a forma como nos comunicamos. A amizade é real. Por isso, conte sempre comigo. Se eu souber, falo logo. E se não souber, corro atrás de quem saiba ehehehehe. Beijossssssssss

A. João Soares disse...

Cara Amiga Gisele Claudya,
Inteiramente de acordo. Gosto de escrever títulos com poucas palavras e isso tira clareza. Mas a ideia é que apesar de a comunicação ser virtual e as pessoas não se conhecerem por contacto pessoal directo, alimentam uma amizade real, verdadeira, sincera e generosa. Esta amizade tem até a vantagem de evitar pequenos inconvenientes, de gestos ou palavras ou trajes menos elegantes!!!

Beijo
João