06/03/2023

 NÃO DISCUTAS COM JUMENTOS

O burro disse ao tigre:
- "A relva é azul".
O tigre respondeu:
- "Não, a relva é verde."
A discussão aqueceu, e os dois decidiram submetê-la a uma arbitragem, e para isso se juntaram perante o leão, o Rei da Selva.
Antes de chegar à clareira da floresta, onde o leão estava sentado no seu trono, o burro começou a gritar:
- "Vossa Alteza, é verdade que a relva é azul? ".
O leão respondeu:
- "Certo, a relva é azul".
O jumento apressou-se e continuou:
- "O tigre discorda de mim e me contradiz e irrita, por favor, castigue-o".
O rei então declarou:
- "O tigre será punido com 5 anos de silêncio."
O jumento pulou alegremente e seguiu seu caminho, contente e repetindo:
- "A grama é azul"...
O tigre aceitou seu castigo, mas antes perguntou ao leão:
- "Vossa Majestade, por que me castigou? Afinal, a grama é verde."
O leão respondeu:
- "Na verdade, a relva é verde."
O tigre perguntou:
- "Então, por que me castigas? ".
O leão respondeu:
- "Isso não tem nada a ver com a pergunta de se a grama é azul ou verde. O castigo é porque não é possível que uma criatura corajosa e inteligente como você perca tempo discutindo com um burro, e ainda por cima venha me incomodar com essa pergunta."
A pior perda de tempo é discutir com o tolo e fanático que não se importa com a verdade ou a realidade, mas apenas com a vitória de suas crenças e ilusões. Nunca perca tempo com discussões que não fazem sentido... Há pessoas que por muitas evidências e provas que lhes apresentamos, não estão na capacidade de compreender, e outras estão cegas pelo ego, ódio e ressentimento, e tudo o que desejam é ter razão mesmo que não tenham.
Quando a ignorância grita, a inteligência se cala. Sua paz e tranquilidade não tem preço.

1 comentário:

João Menéres disse...

Excelente exemplo !


Eu sei a quem se aplica no meio político !

Um abraço e viva o LEÃO.