16/05/2016

FOMENTAR DIÁLOGO ENTRE OS OPOSTOS

Deparei com um poema publicado pela amiga e colega de blog Fê Blue Bird que me levou a vir aqui felicitá-la. Desenhou um quadro muito artístico para nos mostrar o conflito entre os opostos adversários «palavras» e «silêncio» e, depois da quase derrota de uma das partes, a «palavra», perante a arrogância e teimosia da outra parte, o «silêncio», surgiu o apaziguamento, o consenso.

 Parece outra forma de exprimir a harmonia que o PR Marcelo, repetidamente, sugere e aconselha para a convergência de esforços no sentido dos benefícios procurados para a Nação.

A palavra, a opinião, a expressão não devem se dominadas pelo silêncio com medo ou outro tipo de submissão imposta por arrogantes e teimosos que impõem o silêncio e a aceitação acomodada. A luta por um futuro melhor não deve ser amordaçada, é preciso não ter medo de avançar, de ir para lá da curva da estrada e procurar novas formas de respirar e de viver.

Foi assim que cada um de nós aprendeu a andar, arriscando cair mas, logo a seguir, levantando-se para ir mais além. No conflito entre o silêncio e as palavras, referido na poesia, devemos apoiar e aplaudir a vitória das palavras, e sugerir que elas produzam acções positivas e não fiquem à espera de ouvis vaidosamente o seu eco.

4 comentários:

Celle disse...

Sua mensagem serve para todos nós, todos que vivemos momentos de discórdias e falta de respeito para com o próximo. É mais fácil falar que ouvir, por isso mesmo uma reunião de governantes são tão vergonhosas. Estas coisas deveriam ser resolvidas com diálogos, não num confronto!
Obrigada!

A. João Soares disse...

O diálogo, bem conduzido com argumentação, sem exaltação, respeitando a vontade do outro, sem o querer obrigar a concordar connosco, constitui um momento de aprendizagem, independente da solução que vier a ser decidida. É uma prova de respeito pelos direitos de cada um.

Fê blue bird disse...

Querido amigo João e amiga Celle:

Estou muito grata por ter referido e entendido tão profundamente o meu "poema".
Aproveito para pedir desculpa a ambos, pela minha ausência embora o respeito e amizade que tenho por ambos se mantenha presente.
Estou naquela fase da vida, "entalada" entre duas duas gerações, e o tempo que me sobra para as lides da net acaba por ser tão pouco :)

Beijinhos a ambos

A. João Soares disse...

Amiga Fê, Não se deixe esmorecer. No meio das dificuldades, puxe pela sua força interior, quebre o silêncio e contacte connosco. Um desabafo é um acto de luta contra a nossa dor, uma fuga ao circuito fechado em que, por vezes, nos deixamos enredar. Bom Fim de Semana. Bjs