02/07/2012

Rio de Janeiro. Património Mundial

Paisagens do Rio de Janeiro classificadas como Património Mundial
PÚBLICO. 01.07.2012


Pela primeira vez, a UNESCO distinguiu uma cidade inteira na categoria de paisagem cultural e urbana (Christophe Simon/AFP)

Já era a “cidade maravilhosa”, e agora passou a ser Património Mundial na categoria de paisagem cultural urbana. O Rio de Janeiro foi distinguido neste domingo pela UNESCO durante a reunião da organização em São Petersburgo, na Rússia.

Há as praias e o “calçadão”, as montanhas e a cidade. A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), declarou o Rio de Janeiro como Património Mundial na categoria de paisagem cultural e urbana, um conceito adoptado pela organização em 1992 em que, pela primeira vez, é distinguida uma cidade inteira.

Os bilhetes postais mostram o “calçadão” à beira-mar de Copacabana, o Cristo Redentor ou a Baía de Guanabara, e estes foram alguns dos argumentos apresentados pela candidatura. O comité técnico que apresentou a proposta à UNESCO defendeu “as paisagens cariocas entre a montanha e o mar”, e a classificação atribuída é uma importante vitória para a cidade de seis milhões de habitantes que irá receber jogos do Mundial de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A paisagem urbana funde-se com a natureza e dá origem a uma “cultura de rua”, sublinhou a candidatura carioca. A classificação agora anunciada foi celebrada pelo Governo brasileiro, e a ministra da Cultura, Anna de Holanda, adiantou que a cidade tem vários desafios pela frente.

“Não foi um processo fácil, foram nove anos”, disse a ministra, ainda em São Petersburgo. “O projecto estava muito completo e bem argumentado. O Rio tem todas as características para ser património da humanidade: a mescla do urbano com a natureza.”

O secretário municipal do Turismo do Rio de Janeiro, Pedro Guimarães, disse ao jornal O Globo que a cidade “é um orgulho para seu povo e uma paixão para todos os turistas que a visitam” e adiantou que esta distinção é “o reconhecimento oficial do carinhoso apelido de 'cidade maravilhosa'”.

Entre os cartões de visita apresentados pela candidatura estiveram a estátua do Cristo Redentor, que recebe milhares de turistas todos os anos, a floresta da Tijuca, que foi nomeada reserva mundial e abriga várias espécies em vias de extinção e, claro, a praia de Copacabana.

A candidatura do Rio de Janeiro foi apresentada pelo Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan) brasileiro e foi aprovada durante a 36ª Sessão do Comité do Património Mundial, em São Petersburgo.

NOTA. Não podíamos deixar de publicar esta notícia e o vídeo como manifestação de PARABÉNS à nossa colega Celle e aos brasileiros e brasileiras que nos visitam e comentam com frequência. Votos de que cada vez mais o Rio se mostre merecedor deste galardão.

1 comentário:

Celle disse...

João
Esta notícia chegou-me, em primeira mão, através do Sempre Jovem, muito obrigada!
O Rio de Janeiro possui imagens belíssimas e em qualquer lugar do mundo são reconhecidas. Até hoje, a Unesco só tinha concedido esse título a lugares de vegetação nativa, áreas rurais ou de simbolismo religioso.Rio de Janeiro ganha um olhar atento da comunidade internacional e um compromisso ainda maior de seus dirigentes, da comunidade e dos governos com a preservação.
Grata pela sua atenção para comigo e demais irmãos brasileiros.
celle