10/02/2009

Educação precoce é importante

Transcrição de comentário deixado pela Amiga Alexandra Caracol no blog Do Miradouro, que pelo tema tratado com conhecimento de causa, merece ampla divulgação.

Na verdade eu defendo uma educação mesmo antes da concepção.

Acredito que um planeamento precoce traz grandes consequências (positivas ou negativas, dependendo da estratégia utilizada por familiares e amigos da criança).

Seria ideal que os progenitores acordassem, mesmo antes da concepção, acerca dos métodos a adoptar para educar o futuro Ser.

Seria ideal adoptar esses métodos mesmo antes do bebé nascer, pois nem que seja pelas sensações que a mãe tem e sente, estas serão transmitidas ao “bebé”.

Através das atitudes dos pais e bem-estar vivenciado pelo casal, e principalmente pela gestante, o pequeno Ser começa logo a formar o seu carácter, podendo tornar-se uma criança segura ou medrosa, triste ou alegre, etc.

A estimulação precoce direccionada para um propósito futuro é, na verdade, um grande instrumento que os pais possuem, mas infelizmente neste país, grande parte dos portugueses não se preocupam em acompanhar directamente a educação dos seus filhos nem sequer depois deles terem nascido, não sendo capazes de entender o quão seria importante aceitarem o conceito de educação pré-natal ou mesmo aceitarem acordar o tipo de educação a adoptar, desde a fase anterior à concepção.

Enfim, muito gostaria de contribuir para ajudar as pessoas a saber como fazer isso pois foi o que fiz com a minha filha, actualmente com 11 anos, e que tem um empenho excelente em todas as áreas a que se dedica, devido ao facto de eu ter colocado em prática, na sua educação, tudo aquilo que professo e acredito ser importante utilizar para educar uma criança, de forma que se torne capaz de ser um futuro homem/mulher válido(a) para a sociedade.

Muito me entristece reparar que em todas as áreas da sociedade se prega “faz o que digo, mas não faças o que faço”, quando é certo e sabido que isso não surte efeitos positivos.

Os exemplos que damos às crianças são um forte instrumento educativo.

Muitas vezes tenho reparado que os filhos dos professores, governantes e/ou gente que detém lugares em destaque na sociedade são os mais rebeldes, com resultados escolares negativos, são os indisciplinados que utilizam a posição dos pais na sociedade ou a vida abastada que possuem para desculpar e incentivar a conduta degradante, soberba e mal-educada que utilizam na escola, em casa e na rua, desrespeitando regras e hierarquias.

Como se pode educar sem se estabelecer limites? Sem ensinar a diferença entre o bem e o mal? Como podemos exigir das crianças e jovens uma conduta diferente se não os ensinarmos desde tenra idade e lhes dermos exemplos concretos através dos nossos actos praticados diariamente? Como podemos exigir aos outros se não exigirmos primeiro a nós próprios?

Enfim, é muito triste constatar que a falta de educação correcta, orientada desde cedo, fabrica políticos e governantes desorientados e que se sentem confortáveis na corrupção.

Beijinhos com amizade.

Alexandra Caracol

1 comentário:

Táxi Pluvioso disse...

Podem barrar-se de educação mas o ser humano será o mesmo. Como tem sido desde o começo dos tempos, seja aparentado do macaco, ou feito de costoletas de Adões.