Mostrar mensagens com a etiqueta Saber Viver. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Saber Viver. Mostrar todas as mensagens

14/03/2013

CASA ARRUMADA

Carlos Drummond


Casa arrumada  é assim:
Um lugar organizado, limpo, com espaço livre pra circulação e uma boa
entrada de luz.
Mas casa, pra mim, tem que ser casa e não um centro cirúrgico, um
cenário de novela.
Tem gente que gasta muito tempo limpando, esterilizando, ajeitando os
móveis, afofando as almofadas...
Não, eu prefiro viver numa casa onde eu bato o olho e percebo logo:
Aqui tem vida...
Casa com vida, pra mim, é aquela em que os livros saem das prateleiras
e os enfeites brincam de trocar de lugar.
Casa com vida tem fogão gasto pelo uso, pelo abuso das refeições
fartas, que chamam todo mundo pra mesa da cozinha.
Sofá sem mancha?
Tapete sem fio puxado?
Mesa sem marca de copo?
Tá na cara que é casa sem festa.
E se o piso não tem arranhão, é porque ali ninguém dança.
Casa com vida, pra mim, tem banheiro com vapor perfumado no meio da tarde.
Tem gaveta de entulho, daquelas que a gente guarda barbante,
passaporte e vela de aniversário, tudo junto...
Casa com vida é aquela em que a gente entra e se sente bem-vinda.
A que está sempre pronta pros amigos, filhos...
Netos, pros vizinhos...
E nos quartos, se possível, tem lençóis revirados por gente que brinca
ou namora a qualquer hora do dia.
Casa com vida é aquela que a gente arruma pra ficar com a cara da gente.
Arrume a sua casa todos os dias...
Mas arrume de um jeito que lhe sobre tempo pra viver nela...
E reconhecer nela o seu lugar.
 


19/06/2009

Uma lição de perseverança!

Imagem da Net.
Alguma vez observou o comportamento dos pássaros quando expostos à adversidade?
Durante dias a fio eles constroem os seus ninhos, muitas vezes juntado materiais trazidos de muito longe. Contudo, e frequentemente, quando eles terminam o seu ninho e este se encontra pronto a receber os ovos, o tempo, a mão humana ou até algum outro animal acaba por destruí-lo, deitando todo o seu trabalho por terra, mas pensam que isto os desmotiva? Nem pensar, eles recomeçam tudo de novo, se necessário várias vezes até que haja ovos nos seus ninhos.

Por ventura, alguma vez sentiu que na sua vida, no seu trabalho, na sua família, as coisas não são como sempre sonhou? Tem vontade de dizer “basta”, sente que o esforço é infrutífero e demasiado para si!
Está cansado de tudo e de todos? Sente que a luta do dia-a-dia é um desperdício de tempo, sente que a sua confiança foi traída, que os seus objectivos não foram obtidos mesmo naquele preciso momento em que estava quase a consegui-los?


A vida muita vezes abate-nos, mas você deve continuar, encher-se de esperança e não se refugiar na escuridão!
Não se preocupe se ficar ferido na batalha, isso deve ser esperado e tido em conta como natural. Reúna as suas forças e reconstrua a sua vida para que tudo volte ao normal. Apesar do que possa ter acontecido…nunca se desmotive, pelo contrário, siga em frente. A vida é um constante desafio mas trará recompensas aos mais persistentes cuja perseverança os motiva... e já agora siga a lição dos pássaros na íntegra e não deixe de cantar.
Traduzido do meu post lesson-in-perseverance.
Fernanda Ferreira



05/06/2009

Para os meus netos!

Nós tentamos fazer tudo pelos nossos filhos, tanto que acabamos por os estragar. Para os meus netos eu quero melhor.

Eu gostaria muito que eles soubessem que não há nada de errado em usar as roupas dos irmãos mais velhos, que soubessem o que é gelado feito em casa e comessem sanduíches de restos de carne. Gostaria mesmo muito.

Gostaria que eles aprendessem a ser humildes sendo humilhados e a ser honestos sendo enganados.

Gostaria que eles aprendessem a fazer a própria cama, a cortar a relva e a lavar o carro. E que ninguém lhes desse um carro quando eles fizessem dezasseis anos.

Seria bom se pelo menos eles vissem cachorrinhos nascer e o seu velho cão ser abatido.
Que eles ficassem com um olho negro por ter lutado por algo que eles acreditassem solenemente.

Espero que tenham que dividir o quarto com um irmão/ã e que mesmo que tenham que dividi-lo, desenhando uma linha no meio do mesmo, quando um deles subir e se meter debaixo dos seus cobertores porque sente medo, que o outro permita e o acalme.

Quando um deles quiser ver um filme mas o seu irmão/ã mais nova queira brincar às escondidas, que ele não se incomode e permita.
Espero que eles tenham que subir o monte, a caminho da escola com os amigos e que vivam numa cidade onde se possa viver em segurança.

Nos dias de chuva, quando tiverem de apanhar boleia, espero que não peçam para saírem dois quarteirões antes para não serem vistos com alguém “menos fixe” como a mãe.

Espero que se eles quiserem uma fisga, que seja o pai a ensiná-los a fazê-la em vez de a comprarem.

Espero que aprendam à custa deles e lendo muitos livros.
Que quando saibam usar computadores saibam primeiro somar e subtrair.
Espero que sejam gozados pelos amigos quando tiverem a primeira paixão e que se resmungarem com a mãe provem o sabor dum puxão de orelhas.

Que esfolem os joelhos ao trepar uma montanha, queimem as mãos no fogão e que fiquem com a língua colada a um poste gelado.

Não me importo que experimentem o sabor da cerveja, mas espero que não gostem do seu sabor.
E se os amigos lhes oferecerem um charro ou drogas mais pesadas, espero que eles percebam que esses não são seus amigos.

Espero que tenham tempo para se sentarem no alpendre com os avôs e que vão à pesca com o tio.
Que sintam dor num funeral e alegria nas férias.

Espero que a mãe os castigue quando atirarem a bola contra a janela da casa vizinha e que os abrace e beije em todas as ocasiões que mereçam.
Estas são as coisas que eu desejo para eles – tempos duros e desapontamentos, trabalho difícil mas também de imensa felicidade.

Escrito com amor e selado com um carinhoso beijo.

Nós mantemos os amigos não por aceitar os seus favores mas por fazê-los.
Paul Harvey
Tradução livre da autora do post.

Fernanda Ferreira

06/05/2009

Um pedaço de bolo...



Às vezes questionamo-nos: "O que fiz eu para ter de passar por isto?" ou... "Porque é que tinha que acontecer aquilo precisamente comigo?"


Aqui vai uma belíssima explicação.
A filha dizia à Mãe que com ela tudo corria mal.
Ela não se saíra nada bem na prova de Matemática...O namorado resolveu terminar
com ela e a sua melhor amiga estava prestes a mudar-se para outra cidade.
Em horas de amargura, a mãe sabia que poderia agradar à filha preparando-lhe um bolo. Naquele momento não foi diferente. Abraçou a filha e levou-a à cozinha, conseguindo arrancar dela um sorriso sincero.


Logo que a mãe separou os utensílios e ingredientes que usaria e os colocou na mesa, perguntou à filha:
-Filha, queres um pedaço de bolo?
- Mas já, mãe? É claro que quero. Os teus bolos são deliciosos...
-Então está bem, respondeu a mãe.
Bebe um pouco deste óleo de cozinha!
Assustada, a filharespondeu:
- Credo, mãe!
-Que tal então comeres uns ovos crus, filha?
- Que nojo, Mãe!
- Queres então um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sódio?
- Mãe, isso não presta!


A Mãe então respondeu:
- É verdade, todas estas coisas parecem ruins sozinhas, mas, quando as colocamos juntas, na medida certa... ...Elas fazem um bolo delicioso!
Tudo na vida funciona do mesmo modo.
Às vezes perguntamo-nos porque temos de passar por momentos difíceis, mas essas provações, mesmo horríveis, de algum modo nos farão bem, nos fortelecerão.

Devemos dar mais valor às coisas mais ínfimas e belas como:
…As flores na Primavera...
...O nascer o Sol todas as manhãs...
...Ter alguém com quem conversar que nos oiça!
…Viver no coração de alguém que nos ama!


Pensa nisto…Espero que o teu dia seja como um "pedaço de bolo“!

Fernanda Ferreira