18/05/2023

CONVÍVIO DAS QUINTAS 230518

 Não me foram enviadas as fotos de hoje

Mais uma quinta-feira que, provavelmente, teve a colaboração de um grupo de companheiros que gostaram de festejar a AMIZADE que os une desde há muitos anos. Este tipo de amizade constitui uma grande riqueza que beneficia todos os companheiros. Sabem que têm uma mão que os ajuda a levantar de uma queda e os ajuda psicologicamente a suportar uma dificuldades que possam ter. Mas não tenho notícias sobre o ocorrido, não recebi as fotos que me costumam ser enviadas. Por isso, quem tiver interesse em recordar esses amigos pode percorrer esta página onde encontrará imagens para recordar os almoços anteriores.

16/05/2023

230516. COMO APROVEITAR A PASSAGEM PELA OPOSIÇÃO

 

COMO APROVEITAR A PASSAGEM PELA OPOSIÇÃO

http://domirante.blogspot.com/2016/09/como-aproveitar-passagem-pela-oposicao.html

(Publicado em O DIABO em 20 de Setembro de 2016)

Quando um partido que passou uma ou mais vezes pelas funções do poder executivo e se vê na oposição, deve, como em tudo na vida, encarar o facto da maneira mais positiva e tirar dele os melhores benefícios, para o País e para o futuro do partido.

A situação de não ser responsável por tomar decisões que imponham deveres e sacrifícios aos cidadãos permite liberdade de análise, com capacidade de isenção, dos problemas fundamentais do País, e esboçar estratégias mais adequadas à melhoria da qualidade de vida das populações e ao enriquecimento da economia nacional, em benefício de todos.

Enfim, esse período de «repouso» deve ser aproveitado como um estágio de preparação para o desejado próximo período de governação. Para que este se concretize, convém ir dando aos eleitores a noção de que existe uma estratégia bem estudada, bem organizada e programada que contribuirá para uma vida melhor nos dias que virão, em benefício de todos os cidadãos.

Infelizmente, as coisas nem sempre são assim compreendidas e, em vez de em cada momento se pensar em engrandecer o país e criticar o Governo de forma positiva e construtiva, numa competição de competência, para atingir as melhores metas, cai-se na crítica destrutiva, negativa, em que sobressai a intenção da «luta pelo poder» de forma abjecta, à espera de que tudo seja demolido para reiniciar do nada a construção de algo que não se sabe bem o que será.

De olhos focados num futuro melhor, desejado por todos e serenamente preparado, todo e cada cidadão, só ou inserido em organizações idóneas, deve dar o melhor de si, dos seus conhecimentos, das suas capacidades, para que dos mais altos cargos saiam medidas bem estruturadas e adequadas aos principais objectivos nacionais. Nisso, os partidos têm especial responsabilidade e devem aproveitar a oportunidade para contribuir para que o novo orçamento seja preparado da forma mais auspiciosa para a grande maioria dos portugueses, os que foram mais sacrificados pela crise que ainda não se desvaneceu.

Como diz Anthony Giddens no seu livro «Runaway World» em 1999, «agora que as velhas formas de geopolítica se estão a tornar obsoletas, as nações vêem-se obrigadas a repensar as próprias identidades». E isso não pode ser tarefa a realizar por capricho ou inspiração de momento mas fruto de profunda meditação, com a colaboração de largo espectro dos cidadãos.

08/05/2023

DIA DA MÃE.

O DIA DA MÃE. Tenho muitas saudades da minha O dia da mãe já passou, mas a meditação continua e, apesar de já não ter mãe há muitos anos, não me esmoreceu a devoção a ela pelo muito que lhe devo no apoio maternal que fizeram de mim aquilo que sou. Devo muito ao esforço diário da minha mãe. Ela tinha uma irmã solteira que tratava da casa, e ela passava o dia a trabalhar no campo a ajudar o meu pai. Apesar disso, andava diariamente 7 quilómetros, em ida e volta, para me levar o almoço, nos sete anos em que frequentei o Liceu, sem nunca falhar nem chegar atrasada. Isso representa um grande esforço e imenso amor ao filho. E serviu-me de exemplo e estímulo que resultou em eu nunca ter faltado nem chegado atrasado a uma aula e recebido anualmente um diploma de assiduidade, apesar de fazer o percurso a pé, em dias de frio, chuva ou neve, clima de Viseu. Vivo com muita admiração pela minha santa mãe. Que Deus a tenha no céu num altar muito honroso.

07/05/2023

PROIBIÇÃO DE ARMAS DE ASSALTO

 Proibição de armas de assalto

Após tiroteio num centro comercial no Texas, no sábado, dia 6, em que morreram oito pessoas, o Presidente norte-americano, Joe Biden, instou hoje novamente o Congresso a:
- Proibir as espingardas de assalto,
- Aprovar legislação que proíba as espingardas de assalto e os carregadores de grande capacidade,
- Implementar controlos de antecedentes criminais e psiquiátricos.
- Exigir o armazenamento seguro [de armas].
- Acabar com a imunidade para os fabricantes de armas.