03/11/2020

ENSINAMENTOS DA IDADE

 

Tradução do espanhol de um texto escrito por uma senhora não identificada e recebido por e-mail.

Há dias, uma pessoa jovem perguntou-me a sensação de ser velha; surpreendeu-me muito já que não me considero velha.

Tornar-se velho considero ser um regalo. Sou agora, provavelmente pela primeira vez na vida, a pessoa que sempre quis ser.

Um velho algumas vezes desgosta-se com o seu corpo… as rugas, as olheiras e a careca… E, a miúdo, surpreendo-me da pessoa velha que vive no meu espelho, mas não me preocupo com estas coisas durante muito tempo. Não mudaria os meus surpreendentes amigos, e a minha valiosa vida, por menos dores e um corpo musculado. Ao envelhecer, me tornei mais amável comigo e menos crítico de mim.

Converti-me no meu melhor amigo. Não me iludo por comer essa sobremesa extra, ou por não fazer a minha cama, ou por não comprar esse jogo de jardim de que não necessitava.

Estou no meu direito de ser um pouco desordenada, extravagante e por gostar de cheirar flores… Tenho visto muitos amigos partir deste mundo muito cedo, antes de compreenderem a liberdade que resulta de se tornar velho.

A quem interessa se escolho ler ou jogar no computador até às quatro da manhã e depois dormir até qualquer hora?

Dançarei comigo ao som dos maravilhosos acordes dos meus 50 ou 60 anos e, se desejo nesse momento chorar por algum amor perdido… farei isso!

Caminharei pela praia com fato de banho completo… apesar dos olhares de compaixão de quem usa bikini. Essas também se tornarão velhas (se tiverem sorte).

Sei que algumas vezes sou esquecida, mas me recordo das coisas importantes. Através dos anos, o meu coração se sentiu ferido. Como pode não se sentir ferido o coração quando se perde alguém querido, quando se vê sofrer uma criança ou quando morre a nossa mascote…?

Mas o coração ferido é o que nos dá força, entendimento e compaixão. Um coração que nunca se sentiu ferido, nunca sentirá a felicidade de ser imperfeito.

Sou abençoada por ter vivido o suficiente para que os meus cabelos se tenham tornado grisalhos e conservar o sorriso da minha juventude.

Muitos não se terão rido, e muitos morreram antes de os seus cabelos se tornarem prateados.

Posso dizer «não» e querer dizê-lo.

Posso dizer «sim» e querer dizê-lo. 

Quando vais envelhecendo, é mais fácil seres positivo. Preocupas-te menos do que as outras pessoas possam pensar.

Até ganhei o direito de estar equivocada…

Gosto de ser velha, porque «ganho liberdade».

Gosto da pessoa em que me converti.

Não vou viver para sempre… mas enquanto estiver aqui, não perderei tempo em lamentar aquilo que pude ser ou preocupar-me com o que serei.

Comerei salsicha todos os dias (se assim o desejar)

Amar sinceramente

Amar generosamente

Falar amavelmente

E o resto deixá-lo a Deus.

Que belo é contemplar as flores e aspirar o seu aroma nos momentos da nossa velhice.

Que belas são as mariposas que voam de flor em flor.

Queridos amigos: Disfrutem os vossos anos de vida e não sofram por ter perdido a juventude, vivam e amem. Vós tendes um grande valor para Deus e para mim também.

!!!Sorriam cada manhã porque Deus despertou antes de vós e colocou o sol a brilhar nas vossas janelas!!!

2 comentários:

Gisele Claudya disse...

Belo texto.
Viva a vida!!!

A. João Soares disse...

Seria bom que as pessoas em vez de perderem tempo com futebol e outras ninharias, se preocupassem com valores válidos para termos uma visa positiva de dedicada à harmonia e paz social, com compreensão e colaboração para o bem comum.