29/08/2020

A VIDA NO TEMPO DO AVÔ E A NO TEMPO DO NETO

"Um dia, um jovem perguntou ao seu avô: " Avô! Como puderam viver antes...

- sem tecnologia
- sem internet
- sem computadores.
- sem drones
- Sem Bitcoins
- sem telemóveis.
- sem facebook

O avô respondeu:

" tal como a tua geração vive hoje..

. - sem orações.
- sem dignidade.
- sem compaixão.
- sem vergonha,
- sem honra.
- sem respeito.
- sem personalidade.
- sem carácter.
- sem amor próprio.
- sem modéstia.


28/08/2020

ALTERAÇÔES CLIMÁTICAS

Há quem acredite que vale a pena lutar contra as variações climáticas.

Mas estas, praticamente, não dependem da acção do homem, pois resultam fundamentalmente do núcleo, em fusão, do planeta. A crosta sólida onde habitamos é uma ténue camada que envolve esse núcleo em ebulição e que produz alterações como montanhas e vales, vulcões, agitações como o sismo de Lisboa em 1-11-1755 e outros. A temperatura do globo depende muito do calor oriundo do seu centro.

Um dia em actividade profissional visitei a montanha existente entre o vale do Tejo e o do Trancão, perto de Bucelas e Alverca. A dada altura comecei a ver grande quantidade de cascas de mariscos e um companheiro disse que devia ter havido ali grande piquenique, mas a quantidade era tão extensa ao longo da linha de cume que se concluiu facilmente que aquela área já tinha estado debaixo de água, como explicaria um geógrafo ou geólogo.

A Natureza tem particularidades que merecem ser meditadas. Um engenheiro reformado que era professor de Geografia na UITI, da rua das Flores, na sua aula para idosos, afirmava frequentemente que o globo terrestre É uma bola ardente semelhante a uma cafeteira com leite a ferver tendo este a boiar à superfície uma ténue camada de nata. E dizia que a superfície da Terra é semelhante a essa nata quer na pouca espessura quer na reacção ao líquido fervente que envolve.

Por outro lado, o clima também está sujeito aos movimentos astronómicos, nomeadamente a sua órbita solar que também tem evoluções que o homem não pode controlar.

A única coisa que o homem pode influenciar é a qualidade do ar que respira, normalmente em áreas limitadas. Devemos procurar evitar ao máximo a poluição e respeitarmos a natureza, mas isso terá pouco efeito nas alterações climáticas propriamente ditas.

https://www.dinheirovivo.pt/economia/antonio-guterres-ainda-estamos-a-perder-a-guerra-as-alteracoes-climaticas/ Õ

17/08/2020

PELA PAZ NA LÍBIA


O bom senso de países civilizados, com prestígio internacional, dispostos a fazer algo pela paz, poderá ser a salvação da Humanidade através do bom entendimento internacional e evitando guerras, sempre trágicas. Bons exemplos como este da Alemanha devem ser seguidos pelas maiores potências, de forma generosa e solidária.

09/08/2020

SINDROMA DE NOÉ

(Recebido por e-mail, sem indicaçãode autor)

Na actual legislação portuguesa quem tem um animal de companhia este é considerado adoptado.
Mas se um filho tomar conta de seu Pai ou Mãe ou de ambos, por incapacidade destes, é considerado um CUIDADOR INFORMAL dos mesmos.

SÍNDROMA DE NOÉ - DEMAGOGIA É ISTO SEM TIRAR NEM PÔR
“Síndroma de Noé”
É o nome que os psiquiatras lhe dão.
É a pandemia do século XXI.
Desconhece latitudes.
Dormem com eles na cama, beijam-nos na boca e comem do mesmo prato... O amor incondicional aos animais domésticos, quase exclusivamente dirigido aos cães e aos gatos,está a alterar os comportamentos de uma forma, que já levou o Papa Francisco a censurá-los com palavras ásperas...
As multinacionais do “bem estar animal”, sejam as que produzem as rações ou as que vendem os champôs e a parafrenália toda, esfregam as mãos de contentes, com o tilintar das caixas registadoras.
Perdeu-se completamente a noção das prioridades.
Um velho caído no chão deixa-os completamente indiferentes...
Um gato que subiu a uma árvore, mobiliza uma multidão para o salvar...
Num bairro de barracas onde sobrevivem crianças, com esgotos a céu aberto, voltam a cara para lado…
Um canil com más condições, provoca manifestações de protesto com ameaças e agressões…
Um lar de idosos onde os velhos morrem de Covid, é notícia de rodapé nas TVs e breves comentários nas redes sociais…
Um cão perigoso que matou uma criança, desperta no Facebook campanhas lancinantes e histéricas de solidariedade para o salvar do abate...
Em cada aldeia, vila ou cidade “nascem” associações de protecção de gatinhos e cãezinhos, na mesma proporção em que fecham lares de idosos, por não haver interessados para tratar dos avós...
Repetem até à exaustão as frases mais estúpidas:
“quanto mais conheço os homens mais gosto dos animais”...
“choro a morte do meu cão como não chorei a da minha família
“Os velhos podem ir pedir ajuda à Segurança Social, os cães não…”
Ainda ontem as TVs mostraram os protestos e a recolha de “bens” em todo o país..
As multinacionais da alimentação animal, “criam” e financiam partidos e associações, promovem campanhas, fazem publicidades milionárias, obtêm milhões de lucro, aproveitando-se da ingenuidade, da candura, da boa fé das pessoas e desta cultura animalista doentia...
O Facebook está inundado de “pedidos de ajuda” para cães e gatos, canis e gatis, que enchem os cofres das multinacionais, aproveitando-se da tontice destes incautos “amiguinhos dos animais”, mas muito distraídos em ajudar os humanos que lhes deram vida...
Grupos violentos com nomes como “Ira”, propõem-se invadir propriedades e atacar pessoas, se os canis dos animais - que já não podem ser abatidos pela lei estúpida aprovada na AR em 2016 - não tiverem ar condicionado e paredes almofadadas…