O CONVÍVIO DAS QUINTAS, na semana passada não foi possível por o restaurante estar fechado, mas hoje arrancou novamente a provar que a AMIZADE tem um, ético, moral e social que merece tudo. A comparticipação de cada um é indispensável à semelhança do que se passa com cada carvão de uma lareira: se ele é afastado apaga-se e a lareira perde força. e se ele é novamente inseridos, a a lareira ganha eficiência com o reacender dele. A soma do calor de cada participante dá muito mais calor ao conjunto.
10/06/2021
06/06/2021
A EUTANÁSIA E A IGREJA
A eutanásia e a Igreja
Desde há muitos anos que em Trás-os-Montes existia o
«abafador» que quando uma pessoa idosa estivesse doente, imobilizada, com
sofrimento e sem esperança de melhorar, a família recorria ao indivíduo que
ajudava no apoio de saúde e que se prestava, a dar a um doente irrecuperável, «morte santa» acariciando-o na cara de forma a fechar-lhe a boca e o nariz
durante o tempo suficiente para não voltar a sofrer. Era o «abafador». Há cerca
de 50 anos conheci uma senhora com cerca de 40, que era professora primária e
muito católica e que dizia ter ajudado muitas pessoas a ter uma morte santa.
Miguel Torga referiu nas suas obras estas personagens caridosas.
Agora, tal acto humanitário está a ser legalizado pela
eutanásia. Mas esta vai prestar-se a crimes contra vidas, por interesses
variados. A lei não garante comportamentos irrepreensíveis, como se viu com o
primeiro confinamento que não impediu as festas do Avante, do 1º de Maio e
outras de interesse político-partidário. O PM falou de casos de excepção que
devem ser previstos para qualquer disposição legal. E a eutanásia arrasta
muitos tipos de excepção, ao ponto de, após a legalização, o bispo espanhol de
Alcalá de Heneres, Juan Antonio Reig Pla, ter
publicado uma carta pastoral em que acusava o Governo de ter tornado a Espanha
num «campo de extermínio».
Possivelmente, entre nós, se
vier a ser publicada lei semelhante, a Igreja não deixará de se manifestar de forma
idêntica. Mas o ditado diz que «é melhor prevenir do que remediar» e, assim, seria
melhor agir para evitar a publicação da lei do que obter depois a sua anulação.
Já há médicos a afirmar que não participarão em tais actos de aniquilamento,
porque isso vai contra a sua formação e os princípios que seguem de tudo fazer
para respeitar a vida, no cumprimento do «juramento de Hipócrates» que fizeram
após a sua formatura. «…A vida que professar será
para benefício dos doentes e para o meu próprio bem, nunca para prejuízo deles
ou com malévolos propósitos. Mesmo instado, não darei droga mortífera nem a
aconselharei; também não darei pessário abortivo às mulheres…»
O respeito pela vida deve ser um valor permanente e prioritário
na acção de um bom político e de qualquer pessoa com sãs preocupações de moral,
de ética, na sua conduta social. Nestas condições, manifesto meu respeito e
muita admiração pelo senhor bispo Juan Antonio Reig Pla.
O artigo 24.º, n.º 1, da Constituição determina que "a vida humana é
inviolável". E, há alguns dias, quatro juízes do Tribunal Constitucional acompanharam
o acórdão final, mas subscreveram uma declaração de voto conjunta em que discordam que o TC não tenha feito um juízo de
inconstitucionalidade do diploma "por violação do direito à vida".
Recordo que em artigo publicado em 24-04-2018,
alertava para os seguintes perigos: «a eutanásia exige legislação muito cuidada
e rigoroso controlo para evitar interesses de familiares, do Estado, dos hospitais,
do serviço de saúde, etc.». Se a sua filosofia anti-natura, com desprezo pela
vida dos outros e sem sensibilidade, tiver aprovação pelo PODER, acabarão por
ser eliminados todos os que não produzem riqueza económica nacional, e pesam no
orçamento do Estado, por serem idosos, deficientes, desempregados, doentes, criminosos,
etc. Este novo tipo de pena de morte irá desinfestar a sociedade de «inúteis»
que, com a evolução rápida das novas tecnologias, serão a maioria da população».
Deixando, assim, de haver consumidores, são desnecessárias as novas
tecnologias, o comércio fecha, são desnecessários hospitais, médicos,
laboratórios e farmácias, os serviços públicos serão reduzidos, bem como o
próprio governo, libertando muitos inúteis, candidatos à exterminação da
espécie, à espera da oportunidade da eutanásia que acabará por lhes chegar.
21/04/2021
BOA DICA - SOS
Boa dica – SOS – Slower, Older, Smarter
(MAIS lento, MAIS velho, MAIS inteligente)
O Airbus A380 sobrevoa o Atlântico, indo pro aeroporto de destino.
O vôo calmo e estável à velocidade de 850 km/h e 30.000 pés é interrompido quando, de repente, um Eurofighter aparece em Mach 2.
O caça desacelera, voa ao lado do Airbus e seu piloto cumprimenta o colega
pelo rádio.
Piloto de Combate:
- Entediante o vôo ?
Piloto do Airbus:
- O que ?
- O que vc achou disso ?
O piloto do Airbus responde:
- Impressionante, mas agora olhe você para mim.
O piloto de caça olha pro Airbus, mas nada acontece. O avião comercial continua a voar em linha reta e nivelado com a mesma velocidade e altitude.
Após 5 minutos, o piloto do Airbus diz no rádio:
- E você, o que achou ?
O piloto do caça pergunta confuso:
- Mas o que você fez ?
O piloto comercial ri e responde:
- Levantei da cadeira, estiquei as pernas, fui ao banheiro, tomei um café, comi um croissant e marquei um happy hour com a tripulação num hotel 5 estrelas pago pelo meu empregador...
*MORAL DA HISTORIA*
Quando você é jovem, velocidade e adrenalina parecem ser excelentes companhias. Mas à medida que você envelhece, conforto, paz e sabedoria devem ser priorizados.
Isso se chama “S.O.S” que em inglês é: Slower, Older, Smarter, traduzindo:
MAIS lento, MAIS velho, MAIS inteligente.
Dedicado a todos os
amigos que, como eu, estão no S.O.S.
23/03/2021
DEFENDER O INTERESSE NACIONAL
Defender
o interesse nacional
Todas as funções devem ser entregues a pessoas competentes,
bem preparadas para o seu desempenho, pois só desta forma são obtidos bons
resultados e se evolui. Se assim não for, perde-se tempo e matéria prima e oportunidade
de formar bons trabalhadores.
Para isso as pessoas não devem ser colocadas por amiguismo,
mas sim por competência demonstrada, ou que tenham apresentado ideias,
projectos e soluções para os problemas existentes. Só desta forma se podem
esperar os resultados desejados. E não bastam ideias vagas, mesmo que muito
lindas, pois o que interessa são soluções com resultados e vontade de os
realizar.
Principalmente nas funções de interesse público, além de
ideias práticas, é indispensável sensatez, amor à nação, para poder contribuir
para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
Por exemplo, passados vários anos a ser gasto muito
dinheiro público para a hipótese de ser construído um aeroporto no Montijo,
ainda nada está decidido definitivamente. Mas há cidadãos conscientes da sua
responsabilidade de colaborar com propostas na gestão dos assuntos nacionais e
um grupo de cientistas tomou a iniciativa de pedir a avaliação não condicionada
do projecto do aeroporto que deve ser devidamente avaliado de forma ambiental e
com estratégia alargada e fundamentada, por técnicos independentes e não
condicionados por interesses específicos. Os cientistas pretendem uma avaliação
com base em planos e projectos nos quais a nova estrutura se venha enquadrar,
com realismo e possibilidades técnicas, sem afectar desnecessariamente os
interesses regionais.
11/03/2021
A MULHER E TU, por Albertino Veloso
A MULHER E
TU
Dia
Internacional da Mulher
(a minha homenagem)
Se te cruzares com uma mulher sorri-lhe e cumprimenta-a
amavelmente.
E se passares por ela num passeio cede-lhe a parte de
dentro.
Se fores entrar (ou sair) com uma mulher pela mesma porta deixa-a
passar primeiro, devendo tu segurar a porta aberta até ela a transpor.
Não
repreendas a tua mulher em público. Se tiveres de lhe corrigir alguma distração
fá-lo de modo que ninguém se aperceba.
Deves
lembrar-te de que ela é um ser humano e que tu não és perfeito.
Toda a mulher te deve
merecer inteiro respeito, quer seja a tua mãe, a tua irmã, a tua esposa, a tua
namorada, companheira ou amante. Ou até mesmo uma prostituta (a prostituição
feminina não é um defeito da mulher, mas sim da sociedade).
Se vires uma mulher a
chorar limpa-lhe as lágrimas. Será um gesto que lhe poderá mitigar
a dor; se a vires no chão dá-lhe a mão para a ajudares a levantar; se a vires abatida
“empresta-lhe” um ombro onde ela possa apoiar-se e tomar algum alento.
Habitua-te a olhar para uma
mulher como sendo uma fonte de vida e não como um objeto de teu uso pessoal. A
mulher tem personalidade e vontade próprias, não podendo estar na dependência
de caprichos masculinos. Respeita essa dádiva da Natureza.
Não dês ordens a uma mulher; pede-lhe por favor. Tu não és
o seu rei nem ela é tua escrava. A mulher deve caminhar a teu lado e não atrás
de ti.
Evita chamar “gorda” ou “feia” a uma mulher, porque irás
ferir o seu amor próprio. Recordo-te de que aquela a quem chamas gorda pode sofrer de uma qualquer patologia
que por si só já é bastante para a tornar infeliz; e aquela a quem chamas de
feia pode ser dotada de uma beleza interior que faz dela uma pessoa excecional.
Não
guardes as rosas para quando a tua mulher morrer, dando-lhe em vida os espinhos.
Dá-lhe as rosas enquanto ela for viva.
Se a mulher é o ser mais perfeito do Reino Animal, a tua só
pode ser para ti um animal sagrado.
Lembra-te: MULHER é esposa,
companheira, namorada, amante, avó e, acima de tudo, MÃE. Sem ela tu não existirias; e o Mundo, tal
como o conhecemos, também não. ESTIMA-A. RESPEITA-A.
OBRIGADO A
TODAS AS MULHERES POR EXISTIREM.
Publicado em 8-3-2017, por Albertino Veloso.
Em 8-3-2021, o autor participou nas festas do «Dia internacional da Mulher» com a leitura deste texto que achei de grande significado como uma boa lição de civismo perante as mulheres em geral. Depois mostrei-lhe interesse em o ler, felicitei-o e mostrei-lhe gosto em o publicar. Agradeço a amabilidade da autorização que concedeu.
Um forte abraço ao Amigo Albertino Veloso.
18/02/2021
EUTANÁSIA
Deparei com as seguintes notícias:
«… assistimos agora a toda esta polémica no pseudo Serviço Nacional de Saúde! Isto são "tretas" para distrair o pagode. O chamado SNS não existe! Existe sim a execução deliberada, só não vê quem não quer, da política das Esquerdas, de pôr em execução, sem necessidade de legislação, a EUTANÁSIA.
«Quando há hospitais com listas de espera de 5 anos para consultas e intervenções cirúrgicas URGENTES, como classificar? Assassínio? Não podemos, porque o assassínio está muito rigorosamente identificado no Código Penal. Consequentemente, esta decisão de protelar consultas, exames, cirurgias, contratação de profissionais, liquidação de dívidas aos fornecedores e profissionais de saúde, cativação de verbas orçamentadas, etc. etc. vem ao encontro das políticas defendidas pelas Esquerdas que defendem a EUTANÁSIA para resolver os milhões de problemas da maior conquista do 25A (!)! O Serviço Nacional de Saúde que fica complementado com a EUTANÁSIA !!! Assim, sim! As pestes grisalhas são reduzidas à sua expressão mínima, as crianças de todas as idades são deixadas morrer sem assistência nos corredores dos hospitais, tal como se fazia em Esparta nos anos 500 AC !!! E os militares ? Idem idem, aspas aspas! O ministro da dita Saúde bem disse: "Somos todos Centenos!" E os …? Também são Centenos? Pelo andar da carruagem são. Eu não sou! Sou paciente da EUTANÁSIA mas sem intervenção dos Centenos.
«Ouve os comentários e pareceres dos profissionais de saúde vertidos nos canais tv e consegues um artigo de se tirar o chapéu. Tem que ser rápido. Para a semana já os temas serão outros. As Esquerdas são sábias nos disfarces e dissimulações.
«Os carrascos directos estão bem identificados: Os ministros das Finanças, da Saúde e da Segurança Social. Tem graça haver um ministro da Segurança Social quando os doentes morrem como tordos por não serem atendidos nos centros hospitalares e, os que conseguem ser atendidos, não dispõem de meios financeiros para adquirirem os medicamentos!
«Ainda tenho a acrescentar que os "carrascos" são apadrinhados pelos outros "esquerdofrénicos", encabeçados pelos "eleitos" 1º ministro e Presidente desta República!!!...»
A EUTANÁSIA exige legislação muito cuidada e rigoroso controlo para evitar interesses de familiares, Estado, hospitais, serviço de saúde, etc. Recordo o que ouvia na minha infância acerca do crime da poça das feiticeiras, em Ranhados, freguesia vizinha de Viseu, em que um rico proprietário agrícola, na tarde do dia da malha de centeio foi encontrado morto na represa do ribeiro recaindo as suspeitas sobre a filha e o genro que pretenderiam a antecipação da herança do velho.
Mesmo antes de sair lei sobre o assunto, já há procedimentos que podem ser inseridos nas finalidades laterais pretendidas por forças de pressão a favor da EUTANÁSIA, como refere o desabafo do amigo atrás citado.
Os apoiantes da EUTANÁSIA, se a sua filosofia anti-natura, com desprezo pela vida dos outros e sem sensibilidade, tiver aprovação pelo PODER, acabarão por ser eliminados todos os que não produzem riqueza económica nacional, e pesam no orçamento do Estado, por serem idosos, deficientes, desempregados, criminosos, etc. Este novo tipo de pena de morte irá desinfestar a sociedade de «inúteis» que, com a evolução rápida das novas tecnologias, serão a maioria da população.
E depois? Para que serve tal tecnologia avançada se deixa de haver consumidores? Para que servem médicos, porque deixa de haver doentes? Para que servem os hospitais? Para que servem os laboratórios de medicamentos? E para a população tão diminuta daí resultante, para que são necessários tantos deputados, um governo a ocupar tanta gente, tantas instituições, comissões, grupos de trabalho a ocupar tanta gente a consumir tanto dinheiro? Para quê tanto tacho para «boys» e «girls»?
Tal desinfestação acabará na extinção da vida humana no planeta. E ficarão apenas os robots isolados a efectuar os seus programas sem a mínima utilidade, por não haver utilizadores em quantidade adequada.
Afinal para que houve tanto interesse em terminar com a pena de morte? Se a que existia servia apenas para eliminar criminosos, e a que aí vem será aplicada a inocentes, apenas por que não são produtivos e são considerados pesados ao erário, numa sociedade escrava do vil metal e em que não se tem respeito pela vida, o bem-estar e a felicidade das pessoas.