30/11/2010

Para descontrair

video

Para nos mantermos sempre jovens temos de abrir o coração e a mente.



"Afinal o que é ser-se velho? É ter rugas e cabelos brancos ou não ser capaz de evoluir? É que para permanecer psicologicamente jovem as operações de estética e o ginásio ajudam pouco
Há pessoas que, graças a tratamentos hormonais, ginástica, cirurgia estética, maquilhagem e moda, continuam a parecer jovens, mesmo tendo 70 anos. E alguns também são jovens no seu interior. Já outros têm um interior envelhecido. Que significa exactamente ser jovem ou ser velho? Os jovens lembram--nos animais juvenis: crias fofas, flexíveis, brincalhonas.

Na criança vemos vivacidade, frescura e espanto. Para nós, os jovens têm muita energia, são rápidos, animados e recuperam rapidamente as forças. No plano mental, são curiosos, fazem experiências, aprendem rapidamente, acreditam no futuro, adaptam-se às várias circunstâncias, pensam para além dos esquemas existentes e são criativos, construtivos. Nos velhos, todas estas características se tornam mais rígidas. Mas será mesmo assim? Serão mesmo assim todos os jovens que conhecemos? Não. Muitos são pessoas de hábitos, seguem passivamente as modas, as orientações do grupo, perdem tempo com jogos parvos. Outros são preguiçosos, não lêem, não estudam, não conseguem concentrar-se, não acreditam no futuro, não sabem definir nem seguir metas. Portanto as qualidades que descrevemos como sendo típicas da juventude estão presentes em algumas pessoas excepcionais com uma grande inteligência, abertura mental, capacidade de criar e de renovação contínua.

Goethe, Freud, Marie Curie, Simone de Beauvoir, Verdi, Puccini, Charlie Chaplin permaneceram sempre jovens. Mas não é essencial possuir o génio deles para permanecer jovem. Basta cultivar as nossas qualidades humanas. Há muitas pessoas que ficam psicologicamente velhas com trinta anos porque se encerram em hábitos, preconceitos e horizontes ideológicos, não aceitando o que é novo ou diferente.

Controlam as emoções, não enfrentam novos problemas, tornam-se rígidas e repetitivas. E se graças à ginástica, às dietas, à cirurgia estética conseguem parecer fisicamente jovens, quando começam a falar percebemos que são iguais ao que eram no passado.

Velho é quem não evolui. Para permanecer psicologicamente jovem, o exercício e as operações estéticas servem de pouco. É preciso um coração e uma mente abertos, aceitar a humanidade em todas as suas formas, observar, estudar o que é novo, tentar compreendê-lo, não seguir a manada, não seguir as modas, não se deixar arrastar pela corrente, pensar pela própria cabeça, viver as emoções, procurar o que é intenso e essencial e rejeitar o resto."

Francesco Alberoni - Sociólogo, escritor e jornalista

29/11/2010

CARTA DE NELITO AO PAI NATAL


Querido Pai Natal,

Nestes últimos anos o Pai Natal levou o meu cantor e dançarino preferido, Michael Jackson, o meu actor preferido Pactrick Swayze e também a minha actriz preferida, Farrah Fawcett.
Quero lembrar-lhe este ano que o meu político preferido é o Eng. José Sócrates.
Obrigado, Pai Natal.

Nelito

ESSA HISTÓRIA NÃO TEM PREÇO!


ENVIADO A MIM POR EMAIL
Um cão velho e com olhar cansado estava andando pela rua e entrou em meu jardim. Eu pude ver, pela coleira e seu pêlo brilhante, que ele era bem alimentado e bem cuidado.
Ele andou calmamente até mim e eu o agradei. Então ele me seguiu e entrou em minha casa. Passou pela sala, entrou no corredor, deitou-se NO MEU SOFÁ e dormiu.
Uma hora depois ele foi para a porta e eu o deixei sair.
No dia seguinte ele voltou, fez "festinha" para mim no jardim, entrou em minha casa e novamente dormiu por uma hora no MEU SOFÁ do corredor. Isso se repetiu por várias semanas.
Curioso, coloquei um bilhete em sua coleira: "Gostaria de saber quem é o dono deste lindo e amável cachorro, e perguntar se você sabe que ele vem até a minha casa todas as tardes para tirar uma soneca."
No dia seguinte ele chegou para sua habitual soneca, com um outro bilhete na coleira: "Ele mora em uma casa com 6 crianças, 2 das quais têm menos de 3 anos - provavelmente ele está tentando descansar um pouco. Posso ir com ele amanhã???"

PLÁSTICOS PRAGA QUE PODE TERMINAR!

video

Este assunto é por demais importante e começa a ser devidamente tratado. Já aqui trouxe um post em que o plástico tratado virava petróleo, agora torna-se em tábua com usos muito semelhantes à madeira. Estamos a caminho de acabar com a praga deste produto não biodegradável que infestava os lixos de todo o Mundo.

A resposta está soprando no vento

Para reflectir!




Beijinhos

28/11/2010

SUMO DE MELANCIA PARATRATAMENTO DA PRÓSTATA


Amigos
Não sou dado a recomendar remédios, mas desta vez não posso resistir à divulgação dos
resultados milagrosos que venho constatando pessoalmente.
Por sugestão de um cunhado, comecei há cerca de um mês a tomar diariamente um copo de
sumo de melancia com os caroços, visando a diminuir o tamanho da próstata.
Já há algum tempo venho com dificuldade de urinar e fazendo controlo periódico do estado da próstata.
Depois do tratamento já melhorei substancialmente. No caso do cunhado que me recomendou o tratamento, já estava em preparação para uma cirurgia quando recebeu a receita de um médico naturalista.
Em quatro meses de tratamento o tamanho de sua próstata reduziu-se bastante, dispensando a cirurgia para espanto do seu médico. Acredita-se que os resultados milagrosos devem-se ao alto teor de Licopeno da melancia, portanto, não custa experimentar.
No pior dos casos vocês estarão tomando um gostoso suco.
Recebido de Vitor Buaiz, médico em Vitória-ES.

26/11/2010

ABRAÇO DO CRISTO REDENTOR


O Cristo Redentor "fechou" os braços, num abraço simbólico ao Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira. O efeito – uma ilusão de óptica provocada por projecção de luzes e imagens - faz parte da campanha "Carinho de Verdade", de combate à violência e exploração sexual de crianças.
Para simular o abraço, o cineasta Fernando Salis usou oito projectores, que cobriram a estátua com imagens do Rio, como sobrevoos de asa-delta, as florestas e até mesmo o trânsito. Ao som de Bachianas Brasileiras n.º 7, de Villa Lobos, e com animação em 3D, a estátua parece fechar os braços
.

Tenham Vergonha...



Carta aberta ao Sr. Mário Soares, ao Sr. António José Seguro e a todos os políticos de Portugal





Sr. Mário Soares,

Sou um cidadão que trabalha, paga impostos, para que o Sr. e todos os restantes políticos de Portugal andem na boa vida.

Há dias, ouvi o Sr, doutamente, nas TV's, a avisar o povo português para que não se pusesse com greves, porque ainda ia ser pior.

Depois ouvi o Sr. António José Seguro, revoltar-se contra os impostos e colocar-se ao lado do povo.

Ouvi o Sr. perguntar onde estava a alternativa ao aumento de impostos, e aqui estou eu para lhe dar a alternativa.

Como o Sr. Mário Soares pediu que alguém lhe desse a alternativa à subida de impostos, aqui lhe deixo 10 medidas que me vieram à mente assim, de repente:

1 - Acabar com as pensões vitalícias e restantes mordomias de todos os ex-presidentes da República (os senhores foram PR's, receberam os seus salários pelo serviço prestado à Pátria, não têm de ter benesses por esse facto);

2 - Acabar com as pensões vitalícias e / ou pensões em vigor dos primeiros-ministros, ministros, deputados e outros quadros (os Srs. deputados receberam o seu ordenado aquando da sua actividade como deputado, não têm nada que ter pensões vitalícias nem serem reformados ao fim de 12 anos; quando muito recebem uma percentagem na reforma, mas aos 65 anos de idade como os restantes portugueses
Ø - veja-se o caso do Sr. António Seguro que na casa dos 40 anos de idade já tem direito a reforma da Assembleia da República;

3 - Reduzir o nº de deputados para 100;

4 - Reduzir o nº de ministérios e secretarias de estado, institutos e outras entidades criadas artificialmente, algumas desnecessárias e muitas vezes até redundantes, apenas para dar emprego aos "boys";

5 - Acabar com as mordomias na Assembleia da República e no Governo, e ao invés de andarem em carros de luxo, andarem em viaturas mais baratas, ou de transportes públicos, como nos países ricos do Norte da Europa (no dia em que se anunciou o aumento dos impostos por falta de dinheiro, o Estado adquiriu uma viatura na ordem dos 140 mil € para os VIP's que nos visitarão);

6 - Acabar com os subsídios de reintegração social atribuídos; aos vereadores; aos presidentes de Câmara; e outras entidades (multiplique-se o número de vereadores existentes pelo número de municípios e veja-se a enormidade e imoralidade que por aí grassa);

7 - Acabar com as reformas múltiplas, sendo que um cidadão só poderá ter uma única reforma (ao invés de duas e três, como muitos têm);

8 - Criar um tecto para as reformas, sendo que nenhuma poderá ser maior que a do PR;

9 - Acabar com o sigilo bancário;

10 - Criar um quadro da administração do Estado, de modo a que quando um governo mude, não mudem centenas de lugares na administração do Estado;
Ø Com estas simples 10 medidas, a classe política que vai desgraçando o nosso amado Portugal, daria o exemplo e deixaria um sinal inequívoco de que afinal, vale a pena fazer sacrifícios, e que o dinheiro dos portugueses não é esbanjado em Fundações duvidosas, em TGV's, em aeroportos, em obras sumptuosas.

Enquanto isso não acontecer, eu não acredito no Sr. Mário Soares, não acredito no Sr. António Seguro, e não acredito em nenhum político desde o Bloco de Esquerda ao CDS, nem lhes reconheço autoridade moral para dizerem ao povo o que deve fazer.

Em último caso, têm a palavra as Forças Armadas, que têm o ónus de defender o povo português de qualquer agressão externa e / ou interna e que paradoxalmente têm estado em silêncio perante o afundamento de Portugal.

Zé do Povo, Portugal

25/11/2010

FORMATAÇÃO - ESTÁTUA DA LIBERDADE -

1918
São 18.000 homens preparando-se para a guerra
em um acampamento de treinamento em
Camp Dodge, no Iowa .

Dezoito mil homens !!!!!
 Dados da Foto
Base de Ombro: 150 metros
Braço Direito: 340 metros
Parte mais larga do braço segurando tocha: 12 1 / 2 metros
Polegar direito: 35 metros
Parte mais espessa do corpo: 29 pés
Mão esquerda comprimento: 30 pés
Face: 60 pés
Nariz: 21 pés
Longest Spike pedaço de cabeça: 70 pés
Tocha e chama combinado: 980 metros
Número de homens na chama da tocha: 12.000
Número de homens na tocha: 2.800
Número de homens no braço direito: 1.200
Número de homens no corpo, cabeça e equilíbrio da figura apenas: 2.000
Total de homens: 18.000

23/11/2010

Dia mundial da televisão

No dia Mundial da Televisão, vale a pena reflectir:

"Senhor, não quero pedir-Te nada de especial nem difícil, como fazem outras crianças.
Hoje quero pedir-Te um grande favor, sem que os meus pais se apercebam.
Faz de mim um televisor, para que os meus pais se interessem por mim como se interessam pelo televisor, para que olhem para mim com o mesmo interesse com que a minha mãe acompanha a sua novela preferida, ou o meu pai o jogo de futebol; quero falar como essas pessoas, porque quando elas falam, toda a minha família se cala para as escutar.
Desejo ver a minha mãe dar tantos suspiros à minha frente como faz quando olha para os desfiles de moda. Quereria que o meu pai se risse tanto comigo como faz quando acompanha um programa cómico na TV.
Se acreditassem em mim quando lhes conto alguma coisa como acreditam na televisão, diriam: «Está certo! Vi isso na televisão!»
Desejaria ser um televisor para ser o rei da casa, para me tornar o centro das atenções, para ocupar o melhor lugar, para que todos os olhares se voltassem para mim.
Desejaria que os meus pais se preocupassem comigo como se preocupam quando o televisor avaria. Chamam imediatamente o técnico.
Desejaria fazer companhia à minha mãe quando ela se sente sozinha, quando se sente triste. Gostaria de estar tanto tempo com ela como o que ela concede à televisão.
Gostaria de ser televisor para ser amigo dos meus pais e a pessoa mais importante para eles.
Ó pai celestial, se me transformasses em televisor, eu poderia ter outra vez pais, e ser outra vez feliz.
Por favor, Pai, faz de mim um televisor.
Ámen."

Beijinhos

20/11/2010

4º Aniversário dos blogues gemeos Miradouro e Mirante



Os Blogues do Miradouro e do Mirante estão de parabéns pelo seu 4º Aniversário na luta por uma Sociedade mais Justa e Humana. Assim merecem, pois, uma homenagem condigna pelo esforço por eles desenvolvido.
Razão para estar de mãos dadas e solidário com estes blogues muito bem apresentados pelo Amigo João e que, por isso mesmo, têem muitos seguidores e comentaristas! É obra consolidada...

Hip hip Hurra !

Post colocado na Galeria da Tulha do Atilio

Deixe a raiva secar

Mariana ficou toda feliz porque ganhou de presente um joguinho de chá, todo azulzinho, com bolinhas amarelas.~

No dia seguinte, Júlia sua amiguinha, veio bem cedo convidá-la para brincar. Mariana não podia, pois iria sair com sua mãe naquela manhã. Júlia então, pediu a coleguinha que lhe emprestasse o seu conjuntinho de chá para que ela pudesse brincar sozinha na garagem do prédio. Mariana não queria emprestar, mas, com a insistência da amiga, resolveu ceder, fazendo questão de demonstrar todo o seu ciúme por aquele brinquedo tão especial.

Ao regressar do passeio, Mariana ficou chocada ao ver o seu conjuntinho de chá jogado no chão. Faltavam algumas xícaras e a bandejinha estava toda quebrada.

Chorando e muito nervosa, Mariana desabafou: "Está vendo, mamãe, o que a Júlia fez comigo? Emprestei o meu brinquedo, ela estragou tudo e ainda deixou jogado no chão.

Totalmente descontrolada, Mariana queria, porque queria, ir ao apartamento de Júlia pedir explicações.

Mas a mãe, com muito carinho ponderou:
"Filhinha, lembra daquele dia quando você saiu com seu vestido novo todo branquinho e um carro, passando, jogou lama em sua roupa? Ao chegar em casa você queria lavar imediatamente aquela sujeira, mas a vovó não deixou. Você lembra o que a vovó falou? Ela falou que era para deixar o barro secar primeiro. Depois ficava mais fácil limpar. Pois é, minha filha, com a raiva é a mesma coisa. Deixa a raiva secar primeiro. Depois fica bem mais fácil resolver tudo".

Mariana não entendeu muito bem, mas resolveu seguir o conselho da mãe e foi para a sala ver televisão.
Logo depois alguém tocou a campainha. Era Júlia, toda sem graça, com um embrulho na mão. Sem que houvesse tempo para qualquer pergunta, ela foi falando:
"Mariana, sabe aquele menino mau da outra rua que fica correndo atrás da gente? Ele veio querendo brincar comigo e eu não deixei. Aí ele ficou bravo e estragou o brinquedo que você havia me emprestado. Quando eu contei para a mamãe ela ficou preocupada e foi correndo comprar outro brinquedo igualzinho para você. Espero que você não fique com raiva de mim. Não foi minha culpa."

"Não tem problema, disse Mariana, minha raiva já secou." E dando um forte abraço em sua amiga, tomou-a pela mão e levou-a para o quarto para contar a história do vesti do novo que havia sujado de barro.

Nunca tome qualquer atitude com raiva. A raiva nos cega e impede que vejamos as coisas como elas realmente são. Assim você evitará cometer injustiças e ganhará o respeito dos demais pela sua posição ponderada e correta. Diante de uma situação difícil. Lembre-se sempre:
Deixe a raiva secar...

Transcrição de e-mail recebido de remetente muito por quem nutro grande apreço e estima.

NOTA: Um bom conselho, mesmo para pessoas crescidas. Se fosse seguido com ponderação e equilíbrio psíquico,  não teriam sido provocados os estragos bem visíveis neste blog entre 21-03-2009 e 05-09-2010, sem razão visível ou explicável. O conselho do post não é útil apenas para crianças.

Segurança rodoviária

Há absoluta necessidade de respeitar os direitos dos outros, cumprindo as regras de condução.
Veja em «Andam loucos pelas estradas» imagens colhidas nas ruas de Moscovo e tire as suas conclusões.
Faça o favor de ser prudente e não colocar em perigo a sua vida e a dos ouros.

19/11/2010

Jovens. Futuro do mundo em boas mãos


Segundo a notícia Do Something. Procuram-se boas ideias para ir para a rua, já há 1500 jovens inscritos em www.dosomething.pt oferecidos para a maior rede de voluntariado jovem do mundo. Há três regras: nada de dinheiro, carros ou adultos. Basta querer apoiar uma causa humanitária, ter uma ideia e vontade de a pôr em prática. As causas onde há mais iniciativas são ambiente, apoio a sem-abrigo e educação.

Aconselho a ler a notícia (faça clic aqui), que constitui um bálsamo para eliminar a angústia que nos comprime quando pensamos o que será o futuro da humanidade. Há JOVENS generosos e com ideias muito positivas.

Imagem da Net

Os cogumelos exigem cuidados muito especiais

Estamos na época do ano mais propícia ao aproveitamento de cogumelos silvestres para alimentação. Muitos cogumelos, embora belos à vista são tóxicos. Neste momento encontram-se hospitalizados alguns turistas por terem ingerido cogumelos silvestres que desconheciam. Não leram ou não seguiram as recomendações feitas nos seguintes posts.
Peço a vossa atenção para o seu conteúdo. «Todos os cogumelos podem ser comidos, mas muitos deles só podem ser comidos uma vez!!!» Dizia um indivíduo que gosta de humor negro. Tenha muito cuidado e não arrisque.





Imagem do Google

18/11/2010

Esta foto poderia abrir 1 Telejornal...


Uma foto real!
Esta história é que devia aparecer nas manchetes dos jornais...

Uma imagem de John Gebhardt no Iraque.
Esta é uma dura história de guerra, porém toca-nos o coração... A esposa de John Gebhardt, Mindy, diz que toda a família desta criança foi executada. Os executantes pretendiam também executá-la e ainda a atingiram na cabeça...mas não conseguiram matá-la. Ela foi tratada no Hospital de John, está a recuperar, mas ainda chora e geme muito. As enfermeiras dizem que John é o único que consegue acalmá-la. Assim, John passou as últimas 4 noites segurando-a ao colo na cadeira, enquanto os 2 dormiam. A menina tem vindo a recuperar gradualmente.
Eles tornaram-se verdadeiras "estrelas" da guerra. John representa o que o mundo ocidental gostaria de fazer.
Isto, meus amigos, vale a pena partilhar com o Mundo inteiro. Vamos a isso! Vocês nunca vêem notícias destas na TV ou nos Media em geral. Se vos tocou, dêem a conhecer. Todos precisamos de ver que (também) existem estas realidades em que pessoas como John marcam a diferença, mesmo que seja só com uma pequena menina como esta.

Não podemos orientar o vento, mas podemos ajustar a nossa vela...

Procure ser excelente

Ionline. 18-11-2010.  Por Marta Cerqueira, 

Parecem dicas do senso comum mas nunca é de mais lembrar que uma boa atitude no trabalho ajuda à construção de uma carreira. Tendo como ponto de partida os exemplos que o Goldman Sachs apresenta para ter “um funcionário modelo”, o i deixa-lhe uma lista de pontos essenciais que, seguidos à risca, poderão ajudá-lo a construir um futuro promissor. Mas não se assuste: não é preciso criar uma personagem, apenas manter uma atitude positiva no trabalho.

Conhecimento. Aposte na sua formação
A chave para conseguir conservar um emprego passa por demonstrar retorno no investimento. Por isso, é importante nunca parar de apostar na sua formação, bem como na conquista de novos conhecimentos, tanto em áreas ligadas ao seu trabalho, como em actividades paralelas que o tornem um ser humano mais responsável e interessante. A capacidade de mobilização, a coragem, a paixão e a energia, competências sociais e de colaboração, capacidade de organização e espírito de grupo são algumas das competências associadas a simples actividades de lazer, que lhe podem trazer benefícios a nível laboral.

Aparências. Como passar uma boa imagem
Nunca subestime o poder de uma atitude positiva. Novos desafios entregues a uma pessoa que se apresente simpática e afável mostram mais vontade de os resolver. No que diz respeito ao vestuário, lembre-se de respeitar o tipo de imagem pelo qual a empresa optou – mas é importante ter o bom senso de não se vestir de uma forma com a qual não se sinta bem ou não se identifique. “Com este tipo de código de ‘boas práticas’ deixa de se poder dizer que não se sabia como agir para se ser bem sucedido, para conquistar uma promoção”, lembra Fernando Neves de Almeida, country president da Boyden.

Consciência. Assuma os erros e as vitórias
Aceitar sempre as críticas que lhe fazem – venham elas de superiores ou de subordinados – é uma virtude que não deve ignorar. Apesar de que é importante saber quando deve reagir ou replicar. Resumindo, é essencial perceber e assumir quando cometemos um erro e, por outro lado, também ter consciência de que conquistámos algo positivo no trabalho. “O Homem Sonae deve ter responsabilidade mental para aceitar críticas vindas de superiores ou subordinados, deve reagir ou replicar, mas deve evitar a retaliação sistemática.” Eis o quarto mandamento da cartilha feita por Belmiro de Azevedo, em 1985.

Atitude. Trabalho e vida pessoal não se misturam
Por muito duro que possa parecer, a sua empresa não está interessada em saber se a sua namorada lhe deu com os pés ou se o seu melhor amigo emigrou. O importante é manter sempre uma boa atitude no trabalho, sem deixar que os seus problemas pessoais interfiram nas suas tarefas laborais. Além disso, é importante cultivar uma atitude positiva. Encarar os problemas ou os desafios com uma boa dose de optimismo passará uma imagem vantajosa. “Embora, na generalidade dos casos, estes comportamentos pareçam ser do senso comum, muitas vezes não o são, efectivamente”, explicou ao i Fernando Neves de Almeida, country president da Boyden.

Relações. Bom ambiente laboral é fundamental
É importante desenvolver boas relações no local de trabalho. Falar mal dos colegas também não é uma boa opção. Lembre-se que se todos tiverem a mesma atitude, os mexericos acabam por se saber. Em alturas de crise, é essencial não seguir o caminho do stresse e dos rumores – típicas nestas situações –, caso contrário poderá acabar por chamar a atenção pelos aspectos negativos da sua personalidade.
Um bom relacionamento com os colegas ajuda a não encarar o trabalho como um fardo e a tirar o maior partido possível daquilo que faz.

Mentores. Aprenda com os melhores
No início de carreira, seja uma esponja, assimile tudo o que os profissionais da sua área fazem de melhor. Não corra o risco de perder um pormenor e leve sempre consigo bloco e caneta para apontar todas as dicas. Oiça as histórias, analise as rotinas e o modo de trabalho dos melhores – esses exemplos serão para seguir. No entanto, aconselhamos que o faça discretamente e, mais importante: nunca faça a mesma pergunta duas vezes. Seguindo os conselhos do Goldman Sachs, isso só pode querer dizer duas coisas: ou que não tem mais nada para perguntar ou que se esqueceu da resposta que lhe deram anteriormente.

Right on time. Saiba gerir o seu tempo
Não acumule muito trabalho nem fique um dia sem fazer nada. O balanço é fundamental para que os tempos não sejam mortos nem demasiado preenchidos. Com uma agenda, um computador ou simples post-its na secretária, pode organizar o seu trabalho, escrevendo todas as tarefas e as ideias que se possam revelar úteis para trabalhos futuros. Os horários de trabalho são outro dos pontos a reter: seja sempre pontual. Uma ajuda será pôr o despertador para cerca de 15 minutos mais cedo do que realmente precisa de acordar. Assim, o trânsito deixa de ser razão – ou desculpa – para atrasos matinais.

Diga não ao ócio. Mostre-se sempre activo
A tentação das redes sociais e dos chats é grande. No entanto, não é recomendado que sempre que o seu chefe passe por si o veja a comentar as últimas fotos do Facebook do seu amigo. É importante mostrar-se sempre activo. Mesmo quando o trabalho não abunda, aproveite para agendar novos projectos ou organizar a sua agenda. Seguindo um dos dez mandamentos da cartilha da Sonae sobre aquilo que a empresa de Belmiro e Paulo de Azevedo considera um trabalhador exemplar: “O Homem Sonae deve ter elevados critérios de exigência pessoal, com forte devoção às suas tarefas, embora procurando sempre um justo equilíbrio com outras actividades.” Uma dica a registar.

REPARAÇÃO DE ANTENA!


Para quem tiver estômago… a mim faz-me vertigens.

Clique no link abaixo
http://www.koreus.com/video/reparer-antenne-540m.html

Enviado por e-mail pela Amiga Mariazita

17/11/2010

Paul Potts. uma surpresa !!!

Dois vídeos que não devem deixar de ser vistos e ouvidos... mais do que uma vez.
Quis aqui colocá-los mas o primeiro tem a transcrição suspensa. Por isso coloco os links dos dois, pela ordem em que devem ser apreciados.

Apresentação ao concurso:
http://www.youtube.com/watch?v=FCHIixUvDXQ&feature=related

Final do concurso que ganhou:
http://www.youtube.com/watch?v=K_5W4t_CBzg&feature=related

Quem vê caras não vê competência.

Vejam este vídeo...

...pela vossa saúde!


Beijinhos

16/11/2010

O PEC - O jogo em que se sabe quem vai perder !!!!

Pec Man - Aqui está um jogo que eu gostaria nunca ter conhecido!



Beijinhos

Onde andará o meu doutor?


Hoje acordei sentindo uma dorzinha, aquela dor sem explicação, e uma palpitação, resolvi procurar um doutor, fui divagando pelo caminho... Lembrei daquele médico que me atendia vestido de branco e que para mim tinha um pouco de pai, de amigo e de anjo... O Meu Doutor que curava a minha dor, não apenas a do meu corpo mas a da minha alma, que me transmitia paz e calma! Chegando à recepção do consultório, fui atendida com uma pergunta: QUAL O SEU PLANO? O MEU PLANO? Ah, o meu plano é viver mais e feliz! É dar sorrisos, aquecer os que sentem frio e preencher esse vazio que sinto agora!

Mas a resposta teria que ser outra... o MEU PLANO DE SAÚDE... Apresentei o documento do dito cujo já meio suada, tanto quanto o meu bolso, e aguardei... Quando fui chamada corri apressada, ia ser atendida pelo Doutor, aquele que cura qualquer tipo de dor... Entrei e o olhei, me surpreendi, rosto trancado, triste e cansado... será que ele estava adoentado? É, quem sabe, talvez gripado não tinha um semblante alegre, provavelmente devido à febre... Dei um sorriso meio de lado e um bom dia... Sobre a mesa, à sua frente, um computador, e no seu semblante a sua dor. O que fizeram com o Doutor? Quando ouvi a sua voz de repente: O que a senhora sente?

Como eu gostaria de saber o que ELE estava sentindo... Parecia mais doente do que eu, a paciente... Eu? Ah! Sinto uma dorzinha na barriga e uma palpitação e esperei a sua reacção. Vai me examinar, escutar a minha voz, auscultar o meu coração... Para minha surpresa apenas me entregou uma requisição e disse: peça autorização desses exames para conseguir a realização...

Quando li quase morri... TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA, RESSONÂNCIA MAGNÉTICA e CINTILOGRAFIA!? Ai, meu Deus! Que agonia! Eu só conhecia uma tal de abreugrafia... Só sabia que ressonar era (dormir), de magnético eu conhecia um olhar... E cintilar só o das estrelas! Estaria eu à beira da morte? De ir para o céu? Iria morrer assim ao léu? Naquele instante timidamente pensei em falar: terá o senhor uma amostra grátis de calor humano para aquecer esse meu frio? Que fazer com essa sensação de vazio? E observe, Doutor, o tal Pai da Medicina, o grego Hipócrates, acreditava que A ARTE DA MEDICINA ESTAVA EM OBSERVAR. Olhe para mim...

Bem verdade que o juramento dele está ultrapassado! Médico não é sacerdote...Tem família e todos os problemas inerentes ao ser humano... Mas, por favor, me olhe, ouça a minha história! Preciso que o senhor me escute, ausculte e examine! Estou sentindo falta de dizer até aquele 33! Não me abandone assim de uma vez! Procure os sinais da minha doença e cultive a minha esperança! Alimente a minha mente e o meu coração... Me dê, ao menos, uma explicação! O senhor não se informou se eu ando descalça... ando sim! Gosto de pisar na areia e seguir em frente deixando as minhas pegadas pelas estradas da vida, estarei errada? Ou estarei com o verme do amarelão? Existirá umas gotinhas de solução? Será que já existe vacina contra o tédio? Ou não terá remédio?

Que falta o senhor me faz, meu antigo Doutor! Cadê o Sccoth, aquele da Emulsão? Que tinha um gosto horrível mas me deixava forte que nem um Sansão! E o Elixir? Paregórico e categórico, e o chazinho de cidreira, que me deixava a sorrir sem tonteiras? Será que pensei asneiras? Ah! Meu querido e adoentado Doutor! Sinto saudades dos seus ouvidos para me escutar, das suas mãos para me examinar, do seu olhar compreensivo e amigo... do seu pensar... O seu sorriso que aliviava a minha dor... Que me dava forças para lutar contra a doença... E que estimulava a minha saúde e a minha crença... Sairei daqui para um ataúde? Preciso viver e ter saúde! Por favor, me ajude!

Oh! Meu Deus, cuide do meu médico e de mim, caso contrário chegaremos ao fim... Porque da consulta só restou uma requisição digitada em um computador e o olhar vago e cansado do Doutor! Precisamos urgente dos nossos médicos amigos, a medicina agoniza... Ouço até os seus gemidos... Por favor, tragam de volta o meu Doutor! Estamos todos doentes e sentindo dor... E peço, para o ser humano, uma receita de calor, e para o exercício da medicina..... Uma prescrição de amor!

(Tatiana Bruscky)

15/11/2010

Portugal num Documentário da TVE


Eis um belo documentário feito pelos "nuestros Hermanos" que vale a pena ver no link abaixo

http://www.rtve.es/alacarta/la2/ultimos/index.html#659940

E Esta? Hem...


Sabem que o aeroporto de Alcochete é a 10.ª obra mais cara do mundo?

Vejam o TOP 12 seguindo o link abaixo


http://www.bukisa.com/articles/347051_the-12-most-expensive-objects-in-the-world

Nota:

A "megalomania" entrou nos nossos hábitos e é por isso que dificilmente poderemos sair desta maldita crise...

Tabaco, droga a evitar

Correio da Manhã. 15-11-2010. Por: Ana Carvalho Vacas

Dia Nacional do não Fumador

Vinte por cento da população portuguesa é fumadora. O alerta foi dado por Paulo Vitória, da equipa coordenadora da linha SOS Deixar de Fumar, na apresentação dos resultados da campanha anti-tabaco HELP, que decorreu esta segunda-feira na sede do Conselho Nacional da Juventude, em Lisboa.

"O tabaco é uma causa de morte em Portugal, e porque não torná-lo numa causa de vida” apelou o responsável nas vésperas do Dia Nacional do Não Fumador, que será assinalado na quarta-feira, dia 17.

Paulo Vitória acrescentou que os jovens começam a fumar cada vez mais cedo, uma realidade que afecta mais as raparigas que os rapazes. “O pico situa-se entre os 13 e os 15 anos”, disse.

A linha SOS Deixar de Fumar é uma linha telefónica que apoia fumadores, através de conselhos e informações de tratamento, e também não fumadores, esclarecendo possíveis dúvidas.

“Cerca de 82 por cento das pessoas ligam porque querem deixar de fumar e destes, aproximadamente 75 por cento já tentou deixar de fumar” refere o responsável, salientado que muitos fumadores conseguem deixar de fumar sem o apoio de profissionais. “A força de vontade é fundamental” conclui.

Estima-se que, anualmente, mais de cinco milhões de pessoas morrem em todo o Mundo devido ao tabaco.

Imagem de Jupiter Images

Governo ignora idosos

Público. 15-11-2010. Por Natália Faria

Envelhecimento

Os políticos portugueses "ainda não interiorizaram a gravidade do problema do envelhecimento demográfico". O aviso, directo e sem eufemismos, é do sociólogo Manuel Villaverde Cabral, para quem os apoios à natalidade são a melhor arma para combater o acelerado envelhecimento português, que fez com que, no ano passado, houvesse 118 idosos por cada 100 jovens.

"O país está com uma taxa de fecundidade de 1,32 crianças por mulher mas continua a correr atrás do prejuízo, sem fazer nada que antecipe o problema e o faça regredir", reforça o sociólogo, para lembrar que, por estes dias, "os cancros terminais, os problemas cardiovasculares e as doenças do foro neurológico dos dois últimos anos de vida das pessoas já representam metade da despesa no orçamento da Saúde".

Antecipando a sua intervenção na conferência Envelhecimento nas Sociedades Contemporâneas: Desafios para a Investigação e Intervenção Social, que se realiza hoje no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Villaverde Cabral aponta o exemplo francês, cuja taxa de fecundidade subiu para os 2,1 filhos por mulher em idade fértil, à força de "uma política de natalidade que contempla medidas como um reforço das creches e incentivos ao trabalho em part-time para as mulheres".

Estabelecida que está a relação entre o montante das reformas e a longevidade dos idosos ("quanto mais alta a pensão, maior a longevidade"), o sociólogo do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa defende a introdução de um factor de equidade nas reformas. "As pensões mais altas devem baixar em benefício das mais baixas", sustenta.

Para o psicólogo e investigador António Fonseca, outro dos oradores da conferência, "os idosos portugueses são estupidamente sedentários", um problema que se agudiza quanto menor for a escolaridade do idoso. Como entre os actuais idosos "a maior parte tem a escolaridade básica", o investigador não vislumbra que possam envelhecer de forma activa.

"Até podem ter-se adaptado ao telemóvel e ao multibanco, mas, se formos ver quem é capaz de usar o computador ou ir à Internet preencher uma declaração de vida, ficamos apavorados com o resultado", sublinha.

Foto de Daniel Rocha

NOTA: Existem neste blog muitos conselhos aos «sempre jovens». Recordo alguns: evite o sedentarismo, mexa-se; interesse-se pelas inovações; evite a indiferença pelo que se passa em redor; interesse-se pelas notícias; converse com as pessoas com quem se encontre; não cometa erros alimentares; seja optimista.

14/11/2010

Cão Velho

Uma velha senhora foi para um safari em África e levou seu velho rafeiro com ela.

Um dia, caçando borboletas, o velho cão, de repente, deu-se conta que estava perdido.

Vagueando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cão percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direcção, com a firme intenção de conseguir um bom e farto almoço.

O velho cão pensa depressa (pois os velhos pensam depressa):

- Oh, oh! Estou mesmo enrascado!
Olhou à volta e vê ossos espalhados no chão muito próximo de si. Em vez de se apavorar, o velho cão ajeita-se junto do osso mais próximo e começa a roê-lo, virando as costas ao predador, fingindo que não o tinha visto...

Quando o leopardo estava a ponto de dar o salto para o abocanhar, o velho cão exclama bem alto:

- Este leopardo estava delicioso!!! Será que há outros por aí??

Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um terrível arrepio na espinha, suspende o seu ataque já quase começado e esgueira-se na direcção das árvores e pensa:

- Caramba!!! Essa foi por pouco!!! O velho rafeiro quase me apanhava...!

Um macaco, numa árvore ali perto, viu a cena toda e logo imaginou como fazer bom uso do que vira. Em troca de protecção para si, informaria o predador que o cão não havia comido leopardo algum...

E assim foi, rápido, em direcção ao leopardo. Mas o velho cão vê-o a correr na direcção do predador em grande velocidade e pensa:

- Aí há marosca...

O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o acontecido e faz um acordo com o leopardo.

O jovem leopardo fica furioso por ter sido enganado e diz:

- Ó macaco, sobe para as minhas costas para veres o que vai acontecer àquele cão abusador...

Agora, o velho cão vê um leopardo furioso, vindo em sua direcção, com um macaco nas costas e pensa rápido novamente:

- E agora, o que é que eu faço?

Mas em vez de correr (pois sabia que as suas pernas cansadas não o levariam longe...) senta-se mais uma vez de costas para os agressores, fazendo de conta que não os via... Quando estavam suficientemente perto para ouvi-lo, o velho cão diz:

- Mas onde é que anda aquele macaco? Estou a morrer de fome...!!! Disse que me traria outro leopardo e até agora nada...

Moral da história:
Não te metas com Cão Velho... Idade e habilidade sobrepõem-se à juventude e à intriga. A sabedoria só vem com a idade e a experiência.

Imagem da Net

OLEO APARTIR DOS RESÍDUOS DE PLÁSTICO


Eis uma boa notícia para a reciclagem de resíduos de plástico que até agora eram uma praga em todo o Mundo! Com esta técnica acabar-se-á com tal flagelo!

Enviado por e-mail pelo Amigo Fernando Resende

12/11/2010

Quem disse...

...que é preciso ter boas pernas para dançar? ;-)



"Se você pode andar, você pode dançar. Se você pode falar, você pode cantar."
Provérbio africano




Bom fim de semana
Beijinhos

11/11/2010

Velho ou Sempre Jovem ?



"Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez."
Dalai Lama



Beijinhos

10/11/2010

Mais um bom exemplo a ser seguido...


Chirac vai a tribunal por mais sete novos casos de emprego fictício

http://sic.sapo.pt/online/noticias/mundo/Chirac+vai+a+julgamento+por+mais+sete+novos+casos+de+emprego+ficticio+criados+quando+dirigia+a+autar.htm

SIC online Publicação: 09-11-2010 09:43 Última actualização: 09-11-2010 09:43

O antigo Presidente francês, Jacques Chirac, vai ser julgado por sete novos casos de criação de empregos fictícios durante o tempo em que esteve à frente da Câmara Municipal de Paris.

Chirac já estava acusado de desvio de dinheiros públicos e de abuso de poder. Em causa estava a alegada criação de 21 empregos fantasma que eram destinados a favorecer membros do partido a que pertencia. O tribunal decidiu agora indiciar o antigo Presidente por mais sete crimes do género.

Este novo processo deverá ser julgado em conjunto com o que já estava em curso no tribunal de Paris. O início do julgamento está marcado para 7 de Março do próximo ano. Esta será a primeira vez que um antigo Presidente da República francesa se senta nos bancos dos réus.

NOTA 1:
Enquanto por cá o sábio VITALINO CANAS diz que os políticos não estão sujeitos à Justiça, mas apenas ao julgamento dos eleitores, nos países civilizados e democráticos, exigem responsabilidades aos agentes do Estado (Governo, Parlamento, Autarquias e instituições públicas). Tem havido muitos exemplos. Agora surge este do ex-Presidente Francês Jacques Chirac.

E-mail enviado pelo Amigo João

NOTA 2:
Mais um caso de responsabilização de políticos... Para quando isso possa vir a verificar-se aqui em Portugal?


09/11/2010

Orquídeas para ti.

A beleza e a elegância das orquídeas não permitem que passem despercebidas aos olhos humanos.
As orquídeas constituem uma interessante família de plantas superiores de incomparável luxo e exuberância.
Haja pois o que houver, ampliem-se obstáculos, agigantem-se problemas, intensifiquem-se lutas ou se agravem provações, lembra-te sempre que só tu,  podes decidir o teu destino.




Beijinhos

Reparem neste aparelho!

Vejam-no muito bem, se lhes calhar ir a um cibercafé ou usar o computador em hotéis vejam bem se encontram este aparelho.
Novo dispositivo ligado no final do cabo do teclado do PC. Este dispositivo guarda todas as suas passwords inseridas com as teclas quando utiliza o equipamento.


Pode ser usado em:
Cibercafés, exposições, hotéis e aeroportos, especialmente onde se utiliza Internet para entrar em contas bancárias. Este dispositivo armazena tudo o que teclares. Assim, examina o PC que utilizares em sítios ou lugares públicos, e procura qualquer peça suspeita instalada por detrás do mesmo antes de utilizá-lo.
SEM ALARIDOS, ANTES DE QUALQUER RECLAMAÇÃO, CHAMA DE IMEDIATO AS AUTORIDADES, pois a peça é facilmente removida

Por favor reenvia a todos os teus contactos para os avisar desta fraude

08/11/2010

Um pouco de história.


Eis aqui um misto de história e lenda, imortalizada em poemas, pinturas, musicas, peças, textos e esculturas, o amor de Don Pedro e Inês de Castro segue encantando o mundo, como símbolo maior de um grande amor, há mais de 650 anos.
Para quem não conhece, eis a história que originou a conhecida frase:

“Agora não adianta, a Inês é morta”.


07/11/2010

Museu submarino



«Leve a termo aquilo que está dentro de suas capacidades ao invés de correr atrás daquilo que jamais será alcançado».

Até o fim do ano começará a última fase do trabalho. DeCaires, o Parque Nacional Marítimo e a Associação Náutica de Cancún vão convidar outros artistas para contribuir para o museu submarino.

Um exército de figuras humanas vai deixar a praia em Cancún, no México, para ser submerso. As esculturas de Jason DeCaires Taylor vão ajudar na recuperação das barreiras de corais.

As esculturas são feitas de cimento. Com sua obra, DeCaires tenta unir a arte e o meio ambiente.
Sua obra, 'A Evolução Silenciosa', é inspirada em pessoas reais - na maioria mexicanos comuns - que foram transformadas em esculturas submarinas para dar abrigo à vida marinha.

O escultor conta que há enorme pressão sobre os corais na região de turismo intenso. Sua intervenção tenta representar a responsabilidade de todos sobre os danos ambientais, sob uma perspectiva 'otimista'.

A composição química e o acabamento em cimento das esculturas promove a colonização da vida marinha que, com o tempo, vai cobrir as esculturas em cores diferentes .

As primeiras peças deste museu submarino, submersas em 2009, são o 'Homem em Chamas' (baseado em um pescador local), o 'Colecionador de Sonhos Perdidos' e a 'Jardineira da Esperança'.

Com sua obra, DeCaires quer ressaltar que, apesar de nos cercarmos de edifícios, não podemos esquecer o quanto dependemos da natureza.

O principal grupo - que consiste em 400 figuras pesando mais de 120 toneladas - será submersa nas próximas semanas. Quando isso ocorrer, o artista vai perder o 'controle estético' sobre sua obra, que ficará a cargo da natureza.

Os modelos vivos usados por DeCaires vão desde uma freira de 85 anos até um menino de 3 anos. Para fazer os moldes, ele cobriu de gesso um contador, uma professora de ioga, um estudante, um acrobata e até um jornalista da BBC.

Museu Subaquático de Artes, Cancún (Esculturas de Jason DeCaires Taylor)

Texto e imagens separadas recebidos por e-mail

DOBRAR LENÇOIS COM ELÁSTICO

UTILIDADES...

Se vc tem dificuldades em dobrar lençóis com elástico, seus problemas acabaram!
Essa senhora ensina, e é bárbaro, sensacional!
Super útil, e parece fácil, vamos  tentar?

Veja você:

06/11/2010

Isto é República? E Democracia? Claro que Não !


POR ACASO ALGUÉM ME SABE DIZER EM QUE PAÍS VIVEMOS?... AMORDAÇADOS NA CHINA, NA COREIA DO NORTE?...
SERÁ QUE PORTUGAL É MESMO UM PAÍS DEMOCRÁTICO OU UM FEUDO DOS XUXIALISTAS E DO SÓCRATES?...
JÁ NÃO SE PODEM DIZER TODAS AS VERDADES QUE SE PASSA NO NOSSO PAÍS?... É UM PAÍS QUE AOS POUCOS VAI FICANDO AMORDAÇADO TAL COMO ALGUÉM UM DIA ESCREVEU!...
OS ASSESSORES DESTES GATUNOS AO VEREM ESTE E-MAIL PEDIRAM AO DELIVERY STATUS PARA O RETIRAREM... MAS HOUVE UMA ALMA CARIDOSA QUE MO ENVIOU!... UM PORTUGUÊS SOFREDOR COMO EU, TU E TANTOS QUE SOFREM!...

Enviado Por e-mail pelo Amigo João
POR FAVOR: REPASSA-O QUANTOS ANTES

05/11/2010

As 10 Estratégias de Manipulação Mediática



A propósito do post anterior do amigo Luís, recebi por email este excelente estudo que nos alerta para as artimanhas cientificamente usadas para nos levarem à certa.
Fundamental ler para aprimorar o sentido crítico, em oposição ao que esforçada e persistentemente procuram fazer de todos nós - seres amorfos, acomodados e resignados diante de todas as malvadezas que vão engendrando!

O linguista americano Noam Chomsky elaborou a lista das "10 estratégias de manipulação" através da comunicação social:


1- A ESTRATÉGIA DA DISTRACÇÃO.

O elemento primordial do controle social é a estratégia da distracção que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e económicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distracções e de informações insignificantes.

A estratégia da distracção é igualmente indispensável para impedir o povo de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área das ciências, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.
"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à quinta como os outros animais (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranquilas')".

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES.

Este método também é chamado "problema-reacção-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reacção no público, a fim de que este tenha a percepção que participou nas medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público exija novas leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO.

Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradualmente, a conta-gotas, durante anos consecutivos. É dessa maneira que condições sócio-económicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários baixíssimos, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO.

Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é aplicado imediatamente. Segundo, porque o público - a massa - tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá vir a ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se à ideia da mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO SE DE CRIANÇAS SE TRATASSEM

A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entoação particularmente infantis, muitas vezes próximos da debilidade mental, como se cada espectador fosse uma criança de idade reduzida ou um deficiente mental. Quanto mais se pretende enganar ao espectador, mais se tende a adoptar um tom infantilizante.
Porquê? "Se você se dirigir a uma pessoa como se ela tivesse 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a dar uma resposta ou reacção também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade (ver "Armas silenciosas para guerras tranquilas")".

6- UTILIZAR MUITO MAIS O ASPECTO EMOCIONAL DO QUE A REFLEXÃO.

Fazer uso do discurso emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e pôr fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para incutir ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE.

Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e escravidão. "A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores e as classes sociais superiores seja e permaneça impossível de eliminar (ver 'Armas silenciosas para guerras tranquilas')".

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE.

Promover no público a ideia de que é moda o facto de se ser estúpido, vulgar e inculto...

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTO-CULPABILIDADE.

Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência da sua inteligência, de suas capacidades, ou do seu esforço. Assim, ao invés de revoltar-se contra o sistema económico, o indivíduo auto-critica-se e culpabiliza-se, o que gera um estado depressivo, do qual um dos seus efeitos mais comuns é a inibição da acção. E, sem acção, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM.

No decorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado um crescente afastamento entre os conhecimentos do público e os possuídos e utilizados pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos sobre si próprios.

*


04/11/2010

PROGRAMA VERGONHOSO NA TVI!


"Chama-se "Agora é que conta", passa na TVI" e é apresentado por Fátima
Lopes. O programa começa com dezenas de pessoas a agitar uns papéis.
Os papéis são contas por pagar. Reparações em casa, prestações do
carro, contas da electricidade ou de telefone. A maioria dos
concorrentes parece ter, por o que diz, muito pouca folga financeira.

E a simpática Fátima, sempre pronta a ajudar em troca de umas figuras
mais ou menos patéticas para o País poder acompanhar, presta-se a
pagar duzentos ou trezentos euros de dívida. "Nos tempos que correm",
como diz a apresentadora - e "os tempos que correm" quer sempre dizer
crise - , a coisa sabe bem. No entretenimento televisivo, o grotesco é
quase sempre transvestido de boas intenções.

Os concorrentes prestam-se a dar comida à boca a familiares enquanto a
cadeira onde estão sentados agita, rebolam no chão dentro de espumas
enormes ou tentam apanhar bolas de ping-pong no ar. Apesar da
indigência absoluta do programa, nada disto é novo. O que é realmente
novo são as contas por pagar transformadas num concurso "divertido".

Ao ver aquela triste imagem e a forma como as televisões conseguem
transformar a tristeza em entretenimento, não consigo deixar de sentir
que esta é a "beleza" do Capitalismo: tudo se vende, até as pequenas
desgraças quotidianas de quem não consegue comprar o que se vende.
Houve um tempo em que gente corajosa se juntava para lutar por uma
vida melhor e combater quem os queria na miséria. E ainda há muitos
que não desistiram. Mas a televisão conseguiu de uma forma
extraordinariamente eficaz o que os séculos de repressão nem sonharam:
pôr a maioria a entreter-se com a sua própria desgraça. E o canal
ainda ganha uns cobres com isso. Diz-se que esta caixa mudou o Mundo.
Sim: consegue pôr tudo a render. Até as consequências da maior crise
em muitas décadas.

Entretanto a apresentadora recebe 40.000€ por mês. Foi este o valor da
transferência da SIC para a TVI. Uma proposta irrecusável segundo
palavras da própria."

Transcrevo, com a devida vénia à autora, a Drª Cristina Branquinho.

Subscrevo!

OPERA EM PAMPLONA


Afinal há algo mais que as largadas de toiros nesta Cidade…

AMIZADE


"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro."
Platão



Beijinhos