09/05/2010

Vila Nova de Cerveira - pela negativa!!!

A todos os amigos Cerveirenses e à população que saiu à rua, se molhou até ao tutano, para participar num movimento cívico e louvável, a Campanha Limpar Portugal a 20 de Março.
Nós prometemos, nós cumprimos. Não somos como os nossos (des)governantes!
Aqui está o primeiro Vídeo que foi feito pelo José Ferreira e publicado hoje na YouTube.
O mesmo vídeo foi publicado no Ning Amigos Cerveirenses, no Ning Limpar Portugal e amanhã será enviado ao Sr. Engº. Fernando Nogueira, que entre outros, detém o pelouro do Ambiente, na Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira.

No vídeo, poderão apreciar alguns dos focos que ficaram por limpar.
As autarquias sabem onde estão situados, o que é que falta?
Em breve colocarei no Youtube, mais vídeos com outros focos.



José Ferreira
Fernanda Ferreira

10 comentários:

A. João Soares disse...

Caro José e querida Ná,

Por onde anda a autoridae em Portugal???. Já que não há civismo, haja multas, cóimas, e chicote, e se isso não chegar, venha a guilhotina para aqueles que nos andam a destruir o ambiente.

Abraços
João
Do Miradouro

Pelos caminhos da vida. disse...

Aqui no Brasil infelizmente tb tem lugares assim e com muito lixo, por isso dai vem as enchentes, e por ai afora...é uma pena.

Uma semana de: luz, paz, amor, saúde e muitas bençãos.

beijooo.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Meu querido João,

Há muita indignação...isso sim.

Meu amigo, estas imagens são das lixeiras identificadas e onde houve intervenção humana no dia 20 de Março.

Como estão bem visíveis nas imagens, aqueles sacos pretos são do lixo recolhido pelos voluntários, que debaixo de fortes cargas de chuva levaram o seu trabalho até ao fim.

O que nos deixa perplexos, para não dizer mais, não que a autarquia não mereça, é que o lixo não foi recolhido pelo camião da Câmara, encontrando-se ainda lá, algum já espalhado, rebentado, e num dos casos mais grave, o mesmo lixo que tinha sido separado e estava pronto para o aterro, foi empurrado por uma máquina para o mesmo local de onde tinha sido retirado.

Haja moralidade, haja consideração, haja dignidade e respeito pelo trabalho feito por GENTE empenhada, com consciência cívica que só quer o bem de todos e neste caso em especial pela nossa terra.

Vergonha total para quem tutela este pelouro, vergonha para a Câmara e o seu vereador do ambiente.
Nós não pararemos, em nome de quem se entregou de corpo e alma a este projecto, isto é um ultraje.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná,

Felicitei-a várias vezes quando andava a preparar a operação «limpar Portugal». E volto a dar-lhe os parabéns pelas suas atitudes em defesa do ambiente.

Como eu disse nessa altura, a operação foi uma bofetada bem dada nos autarcas incompetentes que deixaram chegar o Pais a tal situação de lixeiras selvagens espalhadas por todo o lado. Eram eles que deviam ter evitado tal situação e são eles que, se não evitam, devem limpar.

As imagens que publica são a demonstração de que, além de incompetentes são carenciados de perspicácia e não aprenderam a lição que lhes foi dada. Expliquem a razão por que se candidataram ao lugar? Teria sido apenas para enriquecerem com a corrupção? A dúvida é legítima, dado o desleixo para como ambiente e os interesses dos cidadãos.

Um dia Jorge Sampaio, em visita à cidade do Sátão, lamentou que os jovens se não interessem pela politica. O actual PR também já transmitiu a mesma ideia. Ora, a resposta é simples: Uma pessoa decente não deseja ser político para não entrar no gupo a que pertencem os autarcas como os do caso descrito neste post.

E não me alongo mais , pois iria repetir o muito que tenho publicado no Do Miradouro

Beijos
João
Do Mirante

Luis disse...

Caríssimos Amigos,
Começo por me indignar com as nossas autoridades que nem sabem aproveitar a boa vontade dos cidadãos, mas também com a maioria dos mesmos cidadãos que não passam de uns "incivilizados" que igualmente não compreendem que o ambiente não pode nem deve ser "lixeira" deles.
Espero que os autarcas percebam que há que criar as condições para verificação e punição destes desmandos. Caso contrário volta tudo ao mesmo. Na Filãndia onde esta operação também se fez nada disto aconteceu e porquê? Porque lá há Educação e Civismo!!!
Um abraço muito indignado.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Queridos amigos João e Luís,

Como bem sabemos, estamos todos de acordo! Temos felizmente uma visão de civismo, nobreza de carácter, uma noção exacta das realidades, do que corroí e destrói este país, que infelizmente a maioria não tem....AINDA!!!!

Nesta acção que foi apolítica e apartidária, esteve a população unida e solidariamente deram as mãos para que tudo corresse o melhor possível, e o seu melhor foi mesmo dado.

Recordo que apesar de tudo foram recolhidas 160 toneladas de lixo só no concelho de Cerveira.
Contudo... ficaram e estão lá, para todo o mundo ver, outras tantas que a população triou, ensacou, preparou .... sempre debaixo de chuvadas torrenciais, à espera que alguém, dos serviços respectivos, se digne remover.

O que fizeram??? NADA! ou pior ainda, voltaram a empurrar o lixo que tinha sido apanhado pelos maravilhosos voluntários para a lixeira anterior.
Isto é de loucos!!! é revoltante !!!
Não consigo esconder a ira que sinto, imaginem agora a do José que esteve lá sempre, antes, durante, depois e agora passados quase dois meses.

Tem razão amigo João, não há ninguém decente, honrado que queira ir para a política...com estes exemplos dados, só mais gente da mesma laia poderá estar na fila à espera de ir rapinar o pouco que falta...abutres autênticos.
Tudo isto dá náuseas.
Mas não contem com a nossa complacência, estão bem enganados, aqui estaremos para dizer bem alto e mostrar o que de mal ou de bem de faz neste país.

Beijinhos

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Com bastante Orgulho e Empenho que trabalhamos na esperança de ajudar a salvar a natureza deste flagelo. Os Senhores governantes e autarcas estão nas tintas para isto pois não dá votos nem chorudas importâncias nas contas particulares. Agora os seguintes 20 de Março deverão ser para os Teixeiras dos Santos, Sócrates e Cia do PS. Façam alguma coisa Mal........!

Comentário de Humberto Eurico Fonseca Lopes 35 minutos atrás, publicado no Ning Limpar Portugal.

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Caro amigo Humberto!

Até que enfim que alguém se manifesta, parece que estão com medo!!!
A verdade é para ser dita, doa a quem doer!
Infelizmente tem toda a razão, os "senhores" (des)governantes que façam algo mais, pelo menos para disfarçar os milhões que nos "roubam" descaradamente.
Eles deviam ter sido os primeiros a ir parar ao aterro sanitário mais próximo.
Estou completamente desiludida e indignada, nem por um movimento cívico que lhes meteu rios de dinheiro no bolso mostram algum respeito.
Malandros sim com todas as letras.

Obrigada amigo por ter comentado, sinto-me menos só aqui neste Ning!
Se quiser ler mais comentários a este mesmo texto e vídeo, publicado em vários Blogues nacionais, veja por exemplo este - http://cvssemprejovens.blogspot.com/2010/05/vila-nova-de-cerveira-pela-negativa.html.

Fernanda Ferreira

Humberto Lopes disse...

Cara Amiga Fernanda saiba que não está só nem a deriva neste imenso barco, hoje já somos muitos, amanhã teremos de ser muitos mais na luta contra esta onda de pregadores de "banha de cobra". tambem voluntário do PLP-no Douro Sul estive e estarei sempre nas primeiras filas de luta contra esta ejemonia baloufa de social optimismo, que deverá terminar quanto antes, senão aos poucos seremos o caixote do lixo da Europa com a cauda que ja temos perante a Comunidade. Gritaremos ate que a voz nos doa. Bem haja pela coragem!

Humberto Lopes disse...

Cara Amiga Fernanda saiba que não está só nem a deriva neste imenso barco, hoje já somos muitos, amanhã teremos de ser muitos mais na luta contra esta onda de pregadores de "banha de cobra". tambem voluntário do PLP-no Douro Sul estive e estarei sempre nas primeiras filas de luta contra esta ejemonia baloufa de social optimismo, que deverá terminar quanto antes, senão aos poucos seremos o caixote do lixo da Europa com a cauda que ja temos perante a Comunidade. Gritaremos ate que a voz nos doa. Bem haja pela coragem!